Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

O dia a dia na Livraria Espírita

Esta história contém:

O dia a dia na Livraria Espírita

Vídeo

Meu nome é Sandra Mara Dias Reis Machado. Sou de São José do Rio Preto e nasci em 1974. Meus pais são Nelson Gonçalves dos Reis e Teresa Maria Dias Reis. O meu pai é engenheiro e veio pra Rio Preto trabalhar numa empresa multinacional, ainda muito jovem. Eles vieram do sul de Minas, de Brasópolis. Os meus avós são também de lá, todos do sul de Minas. E no início da década de 70, meus pais vieram pra cá.

Eu nasci quando eles moravam no centro de Rio Preto, na Rubião Júnior. Depois, mudamos pra Boa Vista, próximo ao Mercado Laranjão. Eu cresci lá, passei a minha adolescência, até sair de casa. A região era meio marginal ainda, e a gente vivia muito fechado, com grades. Eu me lembro muito de grades, e todo mundo brinca comigo que eu era a menina da grade, porque eu ficava pra dentro dela, e meus amiguinhos ficavam ali na rua, sentados na calçada, conversando comigo. Inclusive, eu conheci o meu marido sentada ali na calçada.

O meu pai tinha comércio, e eu, como mais velha, sempre estava lá como auxiliar dele, em todos os comércios que ele teve. Eu trabalhei na Padaria Portuguesa, uma padaria que tinha em frente ao Supermercados Laranjão, na Rua Osvaldo Aranha. Essa padaria foi muito marcante na minha vida, porque eu tinha nove anos, dez anos, e ajudava muito lá. E logo em seguida, quando meu pai vendeu a padaria, comprou a Lanchonete Marechal, ali na Marechal Deodoro. Então, eu tenho várias lembranças ali, quando eu ia pra lanchonete ajudar. De sábado, domingo, ficava ajudando a servir. Eu adorava ir pra lanchonete aos sábados, porque meu pai me liberava meia hora antes do meio-dia, e eu ia dar uma volta no calçadão. A gente passava na Salada Paulista, passava na Livraria Martins - porque eu sempre gostei de livro. Todo mês, ele me deixava escolher um livro na Livraria Martins, onde hoje é a Firenze.

Na escola, depois do infantil, eu estudei no Sesi até o fim do fundamental, e aí consegui bolsa no...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Memórias do Comércio de São José do Rio Preto 2020-2021

Entrevista de Sandra Reis Machado – Livraria Espírita

Entrevistada por Ana Eliza e William Carneiro

São José do Rio Preto, 04 de Maio de 2021

Entrevista MC_HV063

Transcrita por Selma Paiva

(09:40) P1- Sandra, tudo bem?

R- Tudo.

(09:42) P1- Obrigada novamente, em nome do Memórias do Comércio. Eu vou começar fazendo algumas perguntas. Pra começar, qual é o seu nome inteiro, a data e o seu local de nascimento, pra gente deixar registrado.

R- Sandra Reis Machado. Sou de São José do Rio Preto. Nascida aqui, criada e tudo, aqui em Rio Preto. (riso)

(10:10) P1- Qual é o nome do seu pai e da sua mãe?

R- Nelson Gonçalves dos Reis e Teresa Maria Dias Reis.

(10:19) P1- Você tem irmãos?

R- Tenho irmãos. Tenho um irmão, Nelson. E duas irmãs: Juliana e Patrícia.

(10:30) P1- Bom demais. Então, deixa eu começar perguntando aí da sua família. A sua família é daí de Rio Preto? Me conta um pouco aí dos teus pais.

R- O meu pai é engenheiro. Ele veio pra Rio Preto trabalhar numa empresa multinacional, transferido pra cá, ainda muito jovem. E nós nascemos aqui, eu, e minha família, os meus irmãos, né? E eles vieram de Minas, do sul de Minas. E deram continuidade aqui, no projeto de vida deles, na nossa cidade.

(11:03) P1- Sim. De onde eles eram aqui, do sul de Minas?

R- Eles eram de Brasópolis. (risos)

(11:11) P1- Brasópolis.

R- Perto de Itajubá, que vocês devem conhecer porque tem a Efei, a Faculdade de Engenharia de Itajubá, é uma cidade boa. Mas Brasópolis é uma cidadezinha pequena, próxima lá.

(11:26|) P1- Pequenininha, pacata. (risos) Bem cidade de Minas mesmo, né?

R- Coisa de Minas.

(11:34) P1- Ai, Minas é tudo de bom. Eu sou suspeita pra falar. (risos) Mas e os seus avós? Você chegou a conhecê-los?

R- Sim. Os meus avós, também de lá, também eram do sul de Minas. Todos eram ali da mesma região. Tanto os avós paternos, quanto maternos, todos eram ali do sul de...

Continuar leitura

Título: O dia a dia na Livraria Espírita

Local de produção: Brasil / São José Do Rio Preto

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios