Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Para todos que tem vontade de crescer: com certeza estão na empresa correta.

Esta história contém:

Para todos que tem vontade de crescer: com certeza estão na empresa correta.

IDENTIFICAÇÃO Nome, data e local de nascimento O meu nome é Carlos Roberto de Souza. Eu nasci em 22/09/1957, na cidade de Itaúna, Minas Gerais.

TRABALHO Ingresso na empresa/Trajetória profissional Eu sou Analista. Vai fazer 29 anos que ingressei na Brahma. Quando eu entrei, o processo seletivo tinha umas provas, inclusive de datilografia, pra ver quantos toques você dava por minuto. Fui selecionado e ingressei na Brahma no dia primeiro de março de 1978, no cargo de mecanógrafo. Trabalhei uma parte do tempo em mecanografia, na área financeira. Depois, eu fui mexer com a área de patrimônio e seguros da Companhia. Depois, fui mexer também com patrimônio, mas mais direcionado a imobilizado, equipamentos, essas coisas. Depois me transferi pra área de Gente, para cuidar de produtos da área de serviços gerais, como refeitório, transporte de funcionários, vigilância, portaria, jardinagem, limpeza. E é a área onde me encontro até hoje. Eu acho que a AmBev foi uma coisa boa que aconteceu na minha vida. Durante esses anos em que me tornei profissional, que consegui adquirir alguma coisa, foi graças ao trabalho na AmBev. E eu posso dizer que, com certeza, na região, é uma das melhores empresas. Quando entrei, eu tinha de 19 pra 20 anos. Eu vou fazer 49 anos. A Companhia é que me fez crescer, tanto profissionalmente quanto, graças a Deus... pelos bens que eu tenho hoje, pela família que eu consegui constituir. E não só a questão de bens, mas também de convívio, porque várias pessoas passaram pela gente. A gente criou muita amizade. E eu acho que o importante é isso também, o convívio. Hoje eu tenho muito relacionamento com a cidade. Por quê? Porque eu sou de uma cidade vizinha, que é Itaúna, mas passo a maior parte do tempo em Juatuba. Então, como ser humano, o que mais posso querer?

PROCESSOS INTERNOS DA EMPRESA Fusão Com a fusão, a Companhia mudou e evoluiu ao mesmo tempo. Mas, graças a Deus, eu consegui também...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Bom dia, Carlos.

R/1- Bom dia

P/1- Você poderia falar o seu nome completo, data e local de nascimento?

R/1- Pois não. O meu nome é Carlos Roberto de Souza. Eu nasci em 22/09/1957, na cidade de Itaúna, Minas Gerais.

P/1- Qual a sua função aqui na Companhia?

R/1- Eu sou analista.

P/1 - Analista?

R/1 -Analista.

P/1 - Há quantos anos você trabalha aqui?

R/1 -Vai fazer 29 anos

P/1 - 29 anos?

P/1 - E como foi que você entrou? Era Brahma, né, antes?

R/1 - Era Brahma. Na época, quando entrei aqui na Brahma o processo seletivo tinha que fazer umas provas, e tinha também na época era datilografia, quantos toques você dá por minuto. Fui selecionado. Ingressei na Companhia no dia primeiro de março de 1978, no cargo de mecanógrafo. Trabalhei uma parte do tempo em mecanografia, na área financeira. Depois, eu fui mexer com a área de patrimônio e seguros da Companhia. Depois da área de patrimônio de seguros da Companhia, eu fui mexer também com ...uma parte mais assim, era patrimônio, mas mais direcionado a imobilizado (?) mesmo, de equipamentos, essas coisas assim e tal. Depois me transferi pra área de gente, cuidando de produtos da área de serviços gerais, como refeitório, transporte de funcionários, vigilância, portaria, essas coisas no geral, jardinagem, limpeza. E me encontro até hoje.

P/1 -A Companhia mudou muito todos esse anos?

R/1 - Pra ser sincero, sim. A Companhia, eu acho que ela mudou e evolui ao mesmo tempo. É claro que mudança sempre tem algumas coisas, né? Mas, como se diz, eu, Graças a Deus, eu consegui também absorver essas mudanças e estou aqui até hoje.

P/1 - Porque você passou por algumas mudanças, né? Pela Garantia - o Banco Garantia - depois a fusão ... Como que foi isso? Você poderia falar um pouquinho? Se mudou muito?

R/1 - A Brahma já era ... com certeza era bem mais lenta, quando eu ingressei, era mais tranqüila em questão de empresa. Você trabalhava num ritmo menos acelerado. Mas...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um migrante de Minas Gerais
Texto

Geraldo dos Santos

Um migrante de Minas Gerais
Marronzinho: o herói oculto
Vídeo Texto

Geraldo Garducci Júnior

Marronzinho: o herói oculto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.