Dono de uma incrível memória, o falante José Alves de Mira, o Zé Mira, contou sua história ao Museu da Pessoa em 2007, um ano antes de falecer. Nascido em 1924, na zona rural de Cristina, em Minas Gerais, ele voltou à época de criança, quando tinha acabado de completar sete anos de idade, para falar do momento em que aprendeu, com o pai, as duas funções que o acompanhariam por toda a vida. A primeira foi o trabalho de tropeiro, que exerceu pela região do Vale do Paraíba, onde passou a viver, transportando alimentos, cartas e até retalhos de pano entre os povoados rurais. A segunda foi o cargo de cantador e violeiro de Folia de Reis, que fez dele mestre conhecido em sua região. Ambas as atividades deram origem à Casa de Cultura Zé Mira, que ele fundou em São José dos Campos para preservar e compartilhar as tradições de sua vida, que se orgulhava de definir como caipira.

Meu nome é José Alves de Mira, eu nasci em outubro de 2024, como é que é? De 1924, né? Meu pai trabalhava na enxada, plantava muito, a gente plantava muito e trabalhava com tropa. Nas colheitas, ele trabalhava com tropas. Baldear as coisas para a cidade era o trabalho dele. Levava arroz, feijã...Continuar leitura

Projeto Memória dos Brasileiros Depoimento de José Alves de Mira Entrevistado por Thiago Majolo e Antônia Domingues Santa Catarina, 15/09/2007 Realização: Museu da Pessoa Entrevista MB_HV051 Transcrito por Edson Osmar Rodrigues Arruda Revisado por Viviane Aguiar Publicado em 26/01/2009 P1 – ...Continuar leitura

Título: O tropeiro era telefone e “levador” de recado

Data: 15/09/2007

Local de produção: Presidente Getúlio

Personagem: José Alves de Mira Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.