Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Arthur Visconti
Por: Museu da Pessoa,

O inventor da bicicleta foi o Junqueira

Esta história contém:

O inventor da bicicleta foi o Junqueira

Eu nasci em São Paulo em 1918. Meus pais eram Marcos Visconti e Josefina Sapia Visconti. Meu pai era um vendedor ambulante e minha mãe fazia costura para lojas, os dois calabreses, da Itália. Eles vieram fazer vida aqui. E formaram a família, uma bela família, dez filhos. Um só morreu novo, os nove vingaram. Eu sou o penúltimo dos filhos. Eu morei no Bixiga, morei no centro da cidade, morei no Ipiranga, casado já. E agora moro em Moema.

Eu só tinha um irmão que era são-paulino, o resto todos palmeirenses. A gente acompanhava os jogos pelo rádio. Naquele tempo não existia televisão. Quando era pequeno, não frequentava jogos. Mesmo porque naquele tempo havia muito cuidado com os filhos, não é como agora que ele vai para rua e tal. A gente vivia muito em casa. Isso aí começou quando eu já era mais ou menos adulto. Eu gostava do time do Palmeiras. Eu me lembro sempre do Romeu, que era o Romeu Peliciari que era o centroavente, tinha jeito característico de atuar, ele ia passar uma bola, ficava meio inclinado e tal, jogava com um gorrinho, era um belo jogador. Tinha lá aqueles jogadores antigos, de alguns eu me lembro. Me lembro do Romeu, o Edu, Leivinha, César, o Gabardo, Imparato, tinha muitos.

Eu preferia assistir em casa porque estava em casa com minha mãe, meu pai. Eu fui o último a casar, então eu ouvia pelo rádio. Frequentei relativamente pouco o campo de futebol, fui várias vezes. Houve depois uma fase que eu ia mais, porque tinha companheiros de trabalho que iam também. Ultimamente não vou mais. A gente ia de bonde, porque eu ia lá no campo do Palmeiras na Água Branca. Ia geralmente com dois irmãos que também frequentavam, íamos assistir lá.

O campo do Palmeiras tinha o apelido que era o Jardim Suspenso porque ele ficava mais alto. Então lá que eu ia assistir, ficava geralmente na arquibancada. Eu tinha um irmão que frequentava muito a sede do Palmeiras, então ia com ele lá. Tinha mais irmãos chegados que ia junto,...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto A gente na Copa – História de gente que faz o país do futebol

Depoimento de Arthur Visconti

Entrevistado por Lucas Lara e Ricardo Micheli

São Paulo, 17/12/2013

Realização Museu da Pessoa

PCSH_HV437_ Arthur Visconti

P/1 – Bom seu Arthur, primeiramente eu queria agradecer a presença do senhor aqui, ter aceitado vir dar seu depoimento para gente. E para começar, eu gostaria que o senhor falasse o seu nome completo, o local e a cidade em que o senhor nasceu.

R – Arthur Visconti. São Paulo, capital.

P/1 – E o ano?

R – 1918.

P/1 – E qual é o nome dos seus pais, senhor Arthur?

R – Marcos Visconti e Josefina Sapia Visconti.

P/1 – E o que é que eles faziam? Qual era a profissão dos seus pais?

R – Meu pai era um vendedor ambulante e minha mãe fazia costura para lojas.

P/1 – E eles nasceram aqui no Brasil?

R – Não senhor, os dois calabreses, da Itália.

P/1 – E o senhor sabe por que eles vieram para cá? Quando eles vieram?

R – Porque vieram fazer vida aqui. E fizeram, formaram a família, uma bela família, dez filhos. Um só morreu novo, os nove vingaram.

P/1 – E como é o senhor nessa escadinha de dez filhos? O senhor é o mais velho, o mais novo? Como é que é?

R – Eu sou o penúltimo.

P/1 – E como era essa casa com tantos filhos, com tanta gente?

R – Bem, dávamos um jeito. Vivíamos, depois foram casando, casando. E os pais ficaram comigo como o último a casar.

P/1 – E como é que era a casa do senhor? Em que bairro o senhor morava aqui em São Paulo?

R – Morei no Bixiga, morei no centro da cidade, morei no Ipiranga, casado já. E agora moro em Moema.

P/1 – Diz para gente como era o Bixiga na época da sua infância?

R – Bom, para falar a verdade, eu nunca voltei para lá, não posso fazer uma comparação.

P/1 – E a sua família, seu Arthur, torcia para algum time? Como é que era?

R – Eu só tinha um irmão que era são-paulino, o resto todos palmeirenses.

P/1 – E o senhor...

Continuar leitura

Título: O inventor da bicicleta foi o Junqueira

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo, Sp

Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Arthur Visconti

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios