José Joaquim Dias Fernandes Neto nasceu em Recife, Pernambuco e é filho de comerciantes. Neste depoimento ele nos conta de quando costumava andar de bondes por todos os lados da cidade. Cursando a faculdade de Engenharia, entrou na Rede Ferroviária do Nordeste por indicação de um tio que era engenheiro e começou como auxiliar de desenhista, depois seguiu como desenhista, em seguida auxiliar técnico e então foi convocado a trabalhar como engenheiro residente. José Joaquim conhece muito as linhas de trem e seus desdobramentos. Assumiu como engenheiro residente mesmo sem a titulação de engenheiro em Porto Real de Colégio, na Linha Tronco Sul; assumiu também a residência de Campina Grande, sendo responsável pela extensão da linha. José Joaquim conta como era a viagem até os locais de construção, o transporte de materiais, o processo de construção da via junto aos trabalhadores. José Joaquim ainda nos conta como se deu a implantação do metrô de Recife e das vantagens naturais que o Porto de Suape apresenta.

Projeto Um trem de histórias Registro e Disseminação dos Saberes e Ofícios da Rede Ferroviária do Nordeste - Módulo Pernambuco Depoimento de José Joaquim Dias Fernandes Neto Entrevistado por Fernanda Prado e Claudia Fonseca Recife, 17/04/2010 Realização: Museu da Pessoa Entrevista número:...Continuar leitura

Título: O engenheiro e o trem

Local de produção: Brasil / Recife

Autor: Museu da Pessoa Personagem: José Joaquim Dias Fernandes Neto