Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Adriana Soares Neves
Por: Museu da Pessoa, 10 de dezembro de 2014

O cuidado com as pessoas

Esta história contém:

O cuidado com as pessoas

Meu nome é Adriana Soares Neves. Eu sou de Santos e eu nasci em 4 de julho de 1974. Minha mãe se chama Vecemília Bhering Soares, meu pai é Pedro Rubens Dias Neves, já falecido. Meu pai iniciou bem cedo na rede bancária, então começou como mensageiro e se aposentou como gerente de banco. Minha mãe é esteticista, ligada sempre na área da saúde e faz diversas coisas também, mas o foco dela mesmo é a área da beleza. Tenho duas irmãs Lisandra e Patricia, uma de 33 anos outra de 44 e tenho um irmão por parte de pai, que se chama Pietro, que ele tem 18 anos. Eu falo que eu pude aproveitar muito a minha infância. Eu fiz sete anos já aqui em Santos.

Meus pais se separaram. Eu me lembro da situação, do momento realmente que aconteceu a separação, eu dormia, eu sempre fui muito dorminhoca, tanto é que o meu apelido era Nani e Naninha, que eu só vivia dormindo. Então eu só lembro minha mãe me acordando e falando: “Vamos embora. Vamos embora”. Não sabia nem o que estava acontecendo. Quem vivenciava as discussões, a maioria das discussões de família com a minha mãe e meu pai era a minha irmã mais velha. E eu lembro na hora que eu estava saindo que meu pai fala: “Não. A Adriana fica”. Que eu era a xodó do meu pai. A minha mãe: “Ela vai comigo”. Eu na verdade queria ficar pra continuar dormindo, eu não queria ir por conta disso. Até eu entender o que era a separação, que eu não ia estar com os meus pais mais no dia a dia, mas não foi tão difícil aceitar porque o meu pai vivia mais fora do que em casa por conta do trabalho, então eu não criei vínculo muito com o meu pai. Lembro quando ele me ensinou a andar de bicicleta, mas eu já tinha 12 nos, 13 anos, já estava até separado, mas eu não tive aquele negócio de pai com filho. Meu pai vivia mais em São Paulo do que aqui, era só fim de semana que eu o via, então não tinha mesmo esse contato.

Meu primeiro emprego foi numa empresa...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Museu da Pessoa – Conte sua história

Histórias de Esperança – 29 anos do Projeto Criança Esperança

Depoimento de Adriana Soares Neves

Entrevistada por Tereza Ruiz

Santos 10/12/2014

Realização Museu da Pessoa

Entrevista HECE_HV_36

Transcrito por Ana Carolina Ruiz

P/1 – Primeiro, Adriana, fala pra gente o seu nome completo, data e o local de nascimento.

R – Meu nome é Adriana Soares Neves. Eu sou de Santos e eu nasci em quatro de julho de 1974.

P/1 – Agora o nome completo da sua mãe e do seu pai e se você souber data e o local de nascimento deles também.

R – Minha mãe se chama Vecemília Bhering Soares, meu pai é Pedro Rubens Dias Neves, já falecido. Minha mãe nasceu em 6 de abril de 1949 e o meu pai no dia 23 de maio de 1946.

P/1 – O que os seus pais faziam profissionalmente, Adriana?

R – Bom, meu pai iniciou bem cedo na rede bancária, então começou como mensageiro e se aposentou como gerente de banco. Minha mãe é esteticista, ligada sempre na área da saúde e faz diversas coisas também, além disso, mas o foco dela mesmo é a área da beleza.

P/1 – E como é que você descreveria os dois pra quem não conhece? O temperamento, o jeito deles.

R – Olha, meu pai era uma pessoa muito justa, muito honesta, muito trabalhadora, muito certinha. Então eu falo que quem me conhece vai conhecer os meus pais, porque eu consegui tirar um pouquinho de cada um. Minha mãe já é mais ousada, mais determinada e mais guerreira, enfrenta as coisas mais de frente. Então eu acho que os dois fizeram essa mistura e vai praticamente ser o que eu sou hoje.

P/1 – Você sabe qual que é a origem da sua família? Os seus antepassados da onde vieram.

R – Sim. Pelo menos o que me passaram por parte da minha mãe meus avós são espanhóis. Então minha bisavó veio da Espanha, não lembro a cidade exata, mas veio da Espanha. Meu avô por parte de mãe é piauiense, daqui do Brasil mesmo. Então teve essa mistura, mas minha mãe é de...

Continuar leitura

Título: O cuidado com as pessoas

Data: 10 de dezembro de 2014

Local de produção: Brasil / Santos, Sp

Entrevistador: Tereza Ruiz
Personagem: Adriana Soares Neves
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios