Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

O Conhecimento da Sociologia no Cotidiano Familiar

Esta história contém:

A s situações que se fizeram presentes na minha vida compreenderam meu nascimento e permanência na cidade na qual nasci - Rio e Janeiro , década de 50 ,- onde vivo até hoje, e também o Nordeste,especialmente os estados do Piauí e da Paraíba, onde nasceram respectivamente meu pai e minha mãe.Deste modo a intersubjetividade cultural, entendida como processo de comunicação e interação de subjetividades culturais, caracterizou-se, na minha socialização familiar, pela relação entre as culturas nordestina e carioca.

O Piauí,que conheci como a terra da miséira e da ignorância.Dela veio meu pai, filho de lavradores pobres e analfabetos de uma pequena localidade , Picos, município que até recentemente apresentava o maior índice de mortalidade infantil do país. A região era alvo de blagues e ironias , motivo de risadas de meu pai que se considerava fruto de milagre, por ter sobrevivido às adversidades da origem social e territorial pobre.

Da Paraíba registrei ,registrei,namemória, através da convivência com minha mãe, as origens da oligarquia fundiária dos Dantas e a história de sua perda de poder, prestígio ,das perseguições por conta do episódio do assassinato de João Pessoa pelo primo jornalista João Dantas. Por anos busquei me informar sobre assunto tão instigante através da literatura ( o romance A Pedra do Reino de Ariano Suassuna) , dos textos históricos (Revolta e revolução .Cinquenta anos depois ,de José Joffily),do cinema onde diferentes versões do fato foram apresentadas (A Bagaceira ; Paraíba Mulher Macho). A reunião de informações em torno da questão foi de grande dimensão , durante o mestrado consegui emprestado o arquivo pessoal de Ariano Suassuna para escrever um trabalho de final de curso ( pensei inclusive em escrever a minha dissertação de mestrado sobre o tema).

Do Nordeste piauiense e paraíbano veio a fascinação pela literatura de Graciliano Ramos, José Lins do Rego, a literatura de cordel,a...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vídeo Texto

Vera Lúcia Miranda Caetano

"A gente tem que criar uma história nossa"
Entrevista 01/09/2007
Texto

Amilton Andrade Nogueira

Entrevista 01/09/2007
Inclusão e acessibilidade no ambiente escolar
Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.