Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Entrevista 01/09/2007

Esta história contém:

Infância

Minha mãe correndo atrás da molecada o tempo todo, sete para cuidar, seis meninos e uma menina. O pai trabalhando em banco, passou a vida toda trabalhando em banco, entrou num banco como office boy, passou pelos diversos cargos internos, terminou como diretor da área de finanças do banco, enfim, se aposentou e ele tem quarta série, minha mãe também tem quarta série. Meu pai sempre fora de casa durante o dia e a mãe administrando a molecada. Nunca tivemos problemas muito significativos em termos de carência porque as condições salariais do pai nesse período, eram confortáveis para o conjunto dos sete filhos, sem regalias, sem privilégios, mas jamais faltou nada (enfático) para a família em termos de alimentação, vestimenta, propriamente, né? Eu me divertia muito no interior de São Paulo, casa com quintal grande, casas com quintais grandes, eu morei ... na adolescência fui morar em Brasília, então se você perguntou da minha infância, era uma festa no interior de São Paulo.

Eu sou o segundo, tem o mais velho, depois sou eu, depois a única mulher, depois mais alguns rapazes. Entre o mais velho e o mais novo são quinze anos de diferença. Então, Deus mandou um filho, dois filhos, tantos filhos, cristãos também, católicos. Sem cuidados relativos a controle de natalidade, apenas as orientações da igreja católica, né? Portanto, um certo nível de alienação, de ignorância com relação a questão da reprodução. É isso. Mas uma família muito unida, feliz, tranquila. E a vida é bela.

Na verdade, eles (os pais) se casaram em Promissão no interior de São Paulo, mudamos imediatamente para Paranaguá, nasceram os dois primeiros, os dois primeiros em Paranaguá. Depois voltamos para o interior de São Paulo, próximo a Promissão, uma cidade chamada Cafelândia, nasceram ali mais três irmãos, depois fomos para Penapólis, ali também num raio de 100 kilômetros, uma cidade da outra, noroeste de São Paulo, aí...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Entrevista 01/09/2007
Local de produção: Ceu Jaçanã
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O surgimento da internet no Brasil
Vídeo Texto

Silvia Helena Perche Bassi

O surgimento da internet no Brasil
Vídeo Texto

Andréia da Silva

"Mulher, se empodere!"
Tem tanta luta na minha história
Vídeo Texto

Semayat Silva e Oliveira

Tem tanta luta na minha história
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.