Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Artur de Oliveira
Por: Museu da Pessoa, 8 de março de 2005

Minha vida é Petrobras

Esta história contém:

Minha vida é Petrobras

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO O meu nome é Artur de Oliveira. Eu nasci em Jacareí, São Paulo, em 20 de julho de 1957. INGRESSO NA PETROBRAS O meu ingresso na Petrobras se deu no dia primeiro de novembro de 1983. Prestei o concurso no primeiro semestre do ano, fiz o curso de Formação de Operadores, na época. Foi a primeira turma que a gente chamou de bolsista, que faziam o curso com uma ajuda de custo até que houvesse a possibilidade da admissão. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Comecei a trabalhar como Operador da Área de Destilação. O setor da refinaria chamava-se SEDIL, que era a sigla usada para o Setor de Destilação. Era subordinada à Divisão de Operação, a antiga DIOPE - Divisão de Operações (hoje chamada Gerência de Produção da Refinaria). Então, comecei como operador estagiário na Refinaria Henrique Lage, a Revap, em São José dos Campos. Você permanecia nessa função por um ano e depois seguia a carreira de Operador I, Operador II e Operador III, que hoje equivale ao Supervisor. Depois da função de Operador III, vem a de Técnico de Operação; então, minha trajetória foi mais ou menos assim. Em 1992, nós fizemos na refinaria uma reorganização, baseada no DO - Desenvolvimento Organizacional. E um dos frutos do Desenvolvimento Organizacional é a otimização da operação das áreas. Então, a Área de Destilação, a Gerência de Destilação se juntou à Gerência de Hidrotratamento. O que era antes duas gerências passou a ser uma só. Nessa época, eu era Operador III e, a partir daí, o setor passou a se chamar SEDHID - Setor de Destilação e Hidrotratamento da REVAP. Hoje a gente chama simplesmente de DH, D de Destilação e H de Hidrotratamento. Em 1995, eu saí do turno de revezamento para ocupar o cargo de Técnico de Operação. A refinaria de São José, na minha área de Destilação, foi uma das primeiras. Eu acredito que a primeira foi a Reduc, em Duque de Caxias. Eu participei ativamente...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Rosa Hama Nakai
Vídeo Texto

Rosa Hama Nakai

Rosa Hama Nakai
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.