Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 7 de novembro de 2008

Antônio Eraldo Câmara Porto

Esta história contém:

Antônio Eraldo Câmara Porto

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO

Eu me chamo Antônio Eraldo Câmara Porto. Nasci em Fortaleza, Ceará, no dia 11 de março de 1942.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Estudei o secundário no Colégio Militar. Fiz vestibular para a Escola Nacional de Química da Universidade do Brasil, que atualmente é a Universidade Federal [do Rio de Janeiro], a UFRJ. Formei-me em Engenharia Química.

INGRESSO NA PETROBRAS

Entrei na Petrobras, por concurso, em 1966 e fiz um curso de especialização em refino, que na Petrobras é chamado de processamento, mas significa refino. Na Petrobras, sou engenheiro de refino, o mesmo que engenheiro de processamento. Isso foi no ano de 1966. Ainda é hoje assim, a Petrobras abre o concurso para recém-formados, a pessoa entra com garantia de emprego, se passar no curso. Na verdade, ela entra no curso, tem o admissional, e esse curso faz parte. Ela é classificada como engenheiro-estagiário e só segue carreira se for aprovada no curso, que realmente reprova – não muitas pessoas, porque já é feita uma seleção muito grande. E esse é um curso de nove, dez meses, findo, você entra na carreira: “Engenheiro 1”. Daí começa-se a percorrer a carreira.

Tem um negócio interessante na minha vida. Quando eu estava no Colégio Militar, um dia passei de ônibus na Praia Vermelha e vi uma instalação da Petrobras, uma refinaria piloto, uma miniatura. Desci do ônibus, fui lá, bati e veio uma pessoa me atender, eu falei: "Como eu faço pra trabalhar aqui?". Isso em 1960, muito antes. O rapaz, que devia ser um engenheiro, me falou: "A primeira coisa que você tem que fazer é vestibular para Engenharia, depois fazer o concurso". Eu voltei para trabalhar nesse mesmo lugar, por incrível que pareça. Praticamente uma chance em um milhão. Por quê? A Petrobras usava a instalação dentro da Universidade, na Praia Vermelha. Inclusive, eu estudei na Praia Vermelha, ainda não era o tempo da Ilha do Fundão.

INGRESSO NA PETROBRAS / CENPES

A Petrobras tinha um...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Rosa Hama Nakai
Vídeo Texto

Rosa Hama Nakai

Rosa Hama Nakai
Minha vida é Petrobras
Vídeo Texto

Artur de Oliveira

Minha vida é Petrobras
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.