Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Edson Gueiros Leitão
Por: Museu da Pessoa, 7 de dezembro de 2009

Edson Gueiros Leitão

Esta história contém:

Edson Gueiros Leitão

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO

Eu sou Edson Gueiros Leitão, nasci em Garanhuns em Pernambuco em 13 de outubro de 1925.

INGRESSO NA PETROBRAS

Eu vim para a Petrobras do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], eu era técnico, funcionário público. A Petrobras requisitou-me, em julho de 1955, para exercer a função de estatístico, a minha função no IBGE. Toda minha formação é voltada para Estatística.

IDENTIFICAÇÃO

Eu sou um carioca pernambucano, quando meus pais migraram para o Sul, para o Rio de Janeiro eu tinha três anos de idade, então eu sou mais carioca do que pernambucano.

INGRESSO NA PETROBRAS

Em 1954, a primeira diretoria foi nomeada e eu fui requisitado, quem me conheceu lá no IBGE foi Evaldo Garcia. Eu estava nos Estados Unidos, fazendo um curso para o IBGE, quando recebi uma carta do Evaldo dizendo: “Edson foi fundado aqui no Brasil uma empresa nova chamada Petrobras, é uma empresa que tem muito futuro e gostaria de convidar você para vir se juntar a nós quando você voltar ao Brasil.” Isso foi no ano de 1954. “Você me procura, a diretoria está interessada em pessoas com a sua experiência.” Quando cheguei dos Estados Unidos, procurei o Evaldo, ele trabalhava com o consultor econômico e me mostrou o que era a Petrobras. Como a minha formação era em Estatística, eles tinham muito interesse em que eu desenvolvesse um sistema na Petrobras para coleta de informações, consolidação e divulgação dessas informações na empresa e fora dela. Essa foi a minha primeira tarefa na Petrobras, fui requisitado ao IBGE para trabalhar na Consultoria Econômica e fiquei lá como estatístico, fazendo aqueles trabalhos pioneiros. Grande parte do nosso tempo era dedicada a responder questões levantadas pela imprensa sobre a Empresa, sua capacidade, a necessidade de o Brasil ter uma Empresa de gente que conhecesse petróleo. A dificuldade inicial da Petrobras e as acusações que faziam na imprensa eram mais voltadas para a...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Rosa Hama Nakai
Vídeo Texto

Rosa Hama Nakai

Rosa Hama Nakai
Minha vida é Petrobras
Vídeo Texto

Artur de Oliveira

Minha vida é Petrobras
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.