Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Milsinho, pescar de rio e de mar

Esta história contém:

Milsinho, pescar de rio e de mar

Vídeo

P/1 – Milson, pra começar, eu gostaria que você falasse o seu nome completo, local e data de nascimento.R – O meu nome é Milson Fernandes Nunes, eu sou daqui de Atafona, eu nasci lá Ilha do Pessanha, mas com oito anos eu vim aqui pra Atafona. O endereço é Rua Seis, casa seis, aqui na Cehab aqui, na Vila dos Pescadores.P/1 – E a sua data de nascimento?R – Quatorze do dez de 1968. Quatorze de outubro de 1968.P/1 – Milson, qual é o nome dos seus pais.R – Meu pai é Floripes Jorge Nunes e minha mãe é Clemilda Fernandes Nunes.P/1 – O que seus pais faziam?R – Meu pai era pescador, já faleceu. E minha mãe era dona de casa.P/1 – Descreve um pouco seus pais. Como eles eram?R – Ah, poxa, descrever meu pai assim é uma emoção muito grande, porque eles já se foram, né? Mas meu pai era uma pessoa maravilhosa, foi um grande pescador, um grande fazedor de rede. Aprendi muitas coisas com ele sobre a pesca. Assim, desde que eu me entendo como pescador, eu comecei a pescar com ele no rio, depois fui pra alto-mar, eu comecei muito novo. E é uma pessoa sem palavra, tipo, uma pessoa que tinha uma educação, uma educação assim, bem padronizada mesmo. Ele me ensinou a ser uma grande pessoa, a ter caráter, principalmente isso, me ensinou também a pesca, tudo em relação à pesca. Enfim, uma grande pessoa. E minha mãe é aquela dona de casa, uma pessoa maravilhosa também. Sinto muita saudade dela. E se foi assim, mas aquela mulher que de manhã cedinho logo acordava, de madrugada, os filhos todos, são oito filhos, são sete homens e uma mulher, aí são seis que são pescadores, porque tem um que é deficiente visual. Tem um que é cego, deficiente visual, e tem uma mulher. Aí os seis que pescavam, que pescam... Tenho muitas boas lembranças dela, porque ela acordava de madrugada, fazia nossa comidinha pra gente ir pescar, entendeu? Então eu tenho ótimas lembranças dela. Aquela mulher guerreira, aquela...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O mar foi sua escola, seu pai e sua cultura os mestres
Vídeo Texto
A alegria e os ensinamentos da pesca
Vídeo Texto

Romildo José dos Santos

A alegria e os ensinamentos da pesca
O sal da pesca
Vídeo Texto

Jorge Luís Silva de Oliveira

O sal da pesca
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.