Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Memorial de Mariangela Amendola. Agosto de 2010

Esta história contém:

Memorial de Mariangela Amendola. Agosto de 2010

Memorial de Mariangela Amendola 1. Introdução Em dezembro de 2002 completei 25 anos de formada em Licenciatura em Matemática, ocasião em que comecei uma reflexão sobre minha vida acadêmica e profissional, pois de repente me parecia pouco o tempo que faltava para alcançar a minha aposentadoria (prevista para meados de 2004). Enquanto cumpria minhas funções na FEAGRI/UNICAMP, e as leis da aposentadoria seguiam mudando, me dediquei, também, para exercitar o que não tivera tempo até então: buscar o que poderia revelar os caminhos que segui nessa minha trajetória acadêmica e profissional, o que fiz, inicialmente, comparando o que eu e os meus colegas docentes (antigos e atuais) vínhamos desenvolvendo. Nesse exercício, me deparei com uma série surpreendente de fatores e atores relevantes, o que motivou o esboço deste “histórico”, que apresento não na sua versão original, mas em uma versão refeita com o objetivo de apresentar tanto a análise de minha atuação acadêmica e profissional que evidenciam a associada contribuição científica, quanto para complementar a síntese do que já constou analisado nos relatórios SIPEX/UNICAMP, que foram elaborados, submetidos e aprovados a cada 3 anos desde 1996 – como exigido pela UNICAMP a partir da obtenção do título de doutor. 2. Descrição de minha formação acadêmica e análise de minha atuação e desenvolvimento profissional. 2.1 Antes do doutorado. Minha primeira lembrança acadêmica é um portão de ferro se fechando após um “adeuzinho” de minha mãe: era meu primeiro dia de aula no “Educandário São José”, na cidade de Rancharia/SP. Nesta escola onde fui alfabetizada, me lembro de ter aprendido outras coisas além do que consta na cartilha “Caminho Suave” e nos cadernos que guardo com carinho. Lembro em especial do incentivo de minha primeira professora, Profa. Maria Netto, a qual, por eu ter terminado não me lembro...

Continuar leitura
Palavras-chave: ética

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sempre trabalhei com gente melhor que eu
Vídeo Texto

João Augusto Reverendo de Miranda

Sempre trabalhei com gente melhor que eu
Princípios para bons resultados
Vídeo Texto
Educação para a arte
Vídeo Texto

Denise Grinspum

Educação para a arte
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.