Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Mães
Por: Soraya Sant Ana, 15 de janeiro de 2025

Matermância e o Território Onipresente do Afeto:Desafiando as Narrativas Tradicionais da Maternidade

Esta história contém:

Matermância e o Território Onipresente do Afeto:Desafiando as Narrativas Tradicionais da Maternidade

O conceito de maternância surge como uma reflexão profunda sobre a maternidade, desafiando as narrativas tradicionais que, ao longo da história, a reduziram a um processo linear de sacrifício e abnegação. Hoje, proponho uma nova perspectiva, livre de definições rígidas, mas com a força de uma história renovada.

Com os avanços no papel do feminino na sociedade e as novas demandas das últimas décadas, a maternidade vem sendo forçada a se reinventar, adequando-se à realidade moderna. É nesse contexto que surge a \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"maternância\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\". Originado do espanhol e traduzido como \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"maternidade\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\", o termo traz a proposta de repensar esse papel, alinhando-o à pluralidade da mulher contemporânea.

É essencial construir a ideia de que mulheres podem estar presentes em seus papéis sociais sem perder sua individualidade. Ir além do ato de cuidar: mais do que alimentar, educar ou proteger, é sentir, intuir e compreender que ser mãe não precisa anular a mulher, mas pode expandi-la. Essa abordagem reconhece que a maternidade pode coexistir com o desejo de liberdade, criação e realização pessoal. Mães podem estar presentes e, ao mesmo tempo, cultivar dinâmicas próprias, onde suas escolhas refletem não apenas o papel social de cuidadoras, mas também seus sonhos, paixões e identidades além da maternidade.

Revisitar a base histórica da maternidade é abrir espaço para uma experiência mais leve, onde o amor não se mede pelo quanto se renuncia, mas pela qualidade da presença. No vasto território da maternância, há espaço para tudo: noites insones, risadas, solidão e aprendizado. Não se trata de perfeição, mas de uma caminhada de dualidades, onde mães e filhos erram e se reinventam...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

“Enquanto tem vida, tem esperança”
Vídeo Texto

Jeovania de Souza Corrêa

“Enquanto tem vida, tem esperança”
A potência de ser quem se é
Vídeo Texto
Mãe é quem cuida
Vídeo Texto

Raquel Barros

Mãe é quem cuida
A potência de se perceber capaz
Vídeo Texto

Franciele Purcina do Nascimento

A potência de se perceber capaz
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.