Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, a Dolinha, iniciou a sua trajetória na docência na educação básica e somente na maturidade ingressou na carreira acadêmica. Mineira de nascimento, viveu a infância e a juventude em Brasília, de onde migrou para o Paraná, onde vive até hoje. Foi lá que construiu a sua carreira de pesquisadora com foco na Educação Histórica, constituindo, a partir do LAPEDUH, uma extensa rede de pesquisadores pelo Brasil e mundo afora. Uma história de vida repleta de embates, projetos, impaciência e esperança.

Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, a Dolinha, nasceu em 18 de maio de 1948 em Santa Bárbara, Minas Gerais, “uma cidade nas montanhas, muito fria e que até hoje conserva muitos vestígios do período da exploração do ouro”. Aos cinco anos de idade sua família mudou para Belo Horiz...Continuar leitura

• Vídeo na íntegra

• Áudio na íntegra

• Texto na íntegra