Em seu depoimento, Helena conta como passou sua infância em uma favela de Mauá nos anos 1980. Curiosa, se juntava aos seus irmãos e amigos do bairro para explorar os territórios próximo à sua casa. Narra suas experiências com o estudo informal, tendo nos livros e na rua a sua grande escola. Aborda a importância da mobilização de movimentos sociais e enfatiza a carreira de escritora e a participação em saraus, aos quais ela se refere como o “fôlego” para encarar a realidade, para ela e centenas de pessoas nas comunidades.

Entrevista de Helena Silvestre Entrevistados por Cintia Alves e Vivian Garcia São Paulo, 2 de outubro de 2019 Projeto Conte a sua História Entrevista número PCSH_HV833 Transcrito por Selma Paiva P/1- Vai ser bem tranquilo, você pode se expressar da maneira que você quiser, pode olhar pra mim, ...Continuar leitura

Título: Luta por moradia e respiro na poesia

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Daniela Rodrigues Damaceno (Helena Silvestre)