Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 9 de março de 2005

Luiz Gonzaga de Medeiros

Esta história contém:

Luiz Gonzaga de Medeiros

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Sou Luiz Gonzaga de Medeiros, nasci na cidade de Buri, em São Paulo, em sete de junho de 1954. INGRESSO NA PETROBRAS Eu ingressei na Petrobras no fim de 1977, através de um concurso que eu fiz em Curitiba. Eu estudava na Universidade Federal do Paraná e fui admitido como bolsista para concluir o meu curso de engenharia química na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Eu me transferi para o Rio de Janeiro e fiquei estudando um ano, durante 1978 todo. Em fevereiro de 1979, fui efetivamente contratado pela Petrobras para trabalhar na Replan, em Paulínia, no Estado de São Paulo. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Eu cheguei em Paulínia e fui trabalhar na área de transferência de estocagem, que é o Parque de Tancagem, oleodutos e movimentações, mistura de produtos. Fui fazer um estágio nessa área de, mais ou menos, seis meses até ter um conhecimento um pouco mais profundo dessa atividade. Depois, eu trabalhei com análise de processo ligada a essa área e, mais tarde, me encaminhei para outras áreas. Um ano depois, eu já estava em programação de produção. BACIA DE CAMPOS - ADEQUAÇÃO DO PARQUE DE REFINO As refinarias são projetadas para processar óleo do Oriente Médio, árabe leve, árabe pesado, esses óleos do Kuwait. Normalmente, esses óleos que a gente processava tinham um grau API de 28, 30, que é um óleo bastante leve para os padrões atuais. Quando nós vimos que a Petrobras descobriu óleo na Bacia de Campos, que começaram a pipocar as descobertas de campos, era um óleo relativamente parecido, em Cabiúnas, Garoupa. Mas, conforme foi se avançando em direção ao mar, águas profundas, os óleos vieram bem mais pesados e também com outra característica, acidez naftênica. Nós percebemos que aquilo não era processado com a planta existente porque, por causa da acidez naftênica, tinha que ser lavado e, por ser muito pesadão, dava muito fundo e pouco diesel, gasolina, que são...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Rosa Hama Nakai
Vídeo Texto

Rosa Hama Nakai

Rosa Hama Nakai
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.