Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 5 de novembro de 2008

Luís Antônio Sobrinho Machado

Esta história contém:

Luís Antônio Sobrinho Machado

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Luis Antônio Machado Sobrinho. Nasci em 1944, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO PROFISSIONAL Minha formação é Engenharia Metalúrgica, mas nunca apliquei engenharia em si. Desde que entrei na Petrobras, fiquei mais na área de Planejamento. INGRESSO NA PETROBRAS A Petrobras fazia concursos anuais e, no final do meu curso, eu prestei exame. Existiam basicamente três carreiras dentro da Companhia e uma delas chamavam de Equipamentos. Fiz o concurso, passei e entrei em 1968. Já estou a 40 anos, trabalhando e vivendo momentos diferentes da Companhia. A Petrobras é um ser vivo, com o passar do tempo vai se modificando, as pessoas vão saindo, gerações vão saindo e outras vão entrando. O trabalho em que estive nesses 40 anos é muito rico. Quando entrei para a Petrobras, se fazia um curso. Achei que eu tinha tirado a mega-sena, porque eu morava no Posto Seis, em Copacabana, e o curso da Petrobras era no Posto Cinco, em cima de uma academia de ginástica. Eu ia a pé de manhã cedo e almoçava em casa. Creio que no começo do curso ele não estava [ainda] bem organizado, então a parte na tarde – isso era no verão, imagina, fevereiro de 1968 –, não tinha atividade. Estudava-se, fazendo essa pós-graduação, ganhando um salário de engenheiro e a tarde era livre. Éramos 45 colegas, engenheiros novos, a gente ia para a praia, jogava futebol... Depois de um mês, acabou essa moleza e foi uma dureza até o final do ano. As pessoas se dirigiram para a área que queriam. Eu fui parar na Bahia, em Salvador, “um sacrifício tremendo” (risos). TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Fiquei dois anos em um terminal próximo à refinaria, depois vim para a sede, tudo na área de Transporte. Segui a carreira nessa área, onde fiquei uns 20 anos. Depois me convidaram e eu fui assistente do diretor comercial durante uns quatro anos, depois fiquei mais quatro anos como gerente comercial. Eu...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Rosa Hama Nakai
Vídeo Texto

Rosa Hama Nakai

Rosa Hama Nakai
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.