Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Angela Maria Bossi
Por: Angela Maria Bossi, 26 de junho de 2021

Longevidade

Esta história contém:

Longevidade

Um dos meus maiores questionamentos é sobre como lidar com o desconhecido: presente x futuro. Há pessoas que só vivem o momento presente, em compensação outras, só pensam no futuro, o qual é uma incógnita. Será que existe o equilíbrio? Como calcular quanto devemos poupar para termos tranquilidade quando não pudermos mais trabalhar ou até mesmo, termos que mudar para um "lar de idosos"? Minha experiência com essas "casas de repouso", não foi muito agradável. Duas de minhas tias ficaram nesses lugares e quando me viam perguntavam: "quando vou voltar para casa?" Hoje, se fala em Educação Financeira, que nos ensina a planejarmos nosso presente e futuro, de acordo com nosso perfil. A pergunta que fica é: como planejar um futuro que não sabemos como será, que talvez dependa de nossas escolhas e que nossa saúde física e mental estão em jogo? Como viver o presente como se não houvesse amanhã? Como realizar nossos sonhos, sem perdermos os momentos presentes, que talvez poderiam ser aproveitados com mais intensidade, se não estivéssemos de olho no futuro? Fica aqui a minha pergunta!

Palavras-chave: futuro, presente, longevidade

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O colocador de sementes
Texto

Juan Carlos Castilla-Rubio

O colocador de sementes
Raízes que não devem ser perdidas
Texto

Marcos José dos Santos

Raízes que não devem ser perdidas
Ação de empreender
Vídeo Texto

Reinaldo Pamponet Filho

Ação de empreender
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.