Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 21 de setembro de 2022

Lembranças dos lugares em que viveu / KO SIAKE MAHKARI WAHKUGO

Esta história contém:

Lembranças dos lugares em que viveu / KO SIAKE MAHKARI WAHKUGO

Vídeo

Cecília é uma mulher batalhadora

Foi criada por outra família

Cresceu nas terras da Colômbia

Percorreu uma longa trilha

E chegou até em Iauaretê

Onde sua história nos compartilha

Nasceu na comunidade Jacaré, território colombiano, de onde são seus pais. Ela e a família sempre moraram na Colômbia. Durante sua infância, ela perdeu sua mãe, sendo então criada por seu pai. O pai sempre incentivou o estudo, mas ela não quis, preferindo cuidar do pai.

Na sua infância, em Mitú, seu pai queria um trabalho fixo para sustento da família. Seu pai conseguiu um trabalho na seringa colombiana, mas ele nunca parou de buscar empregos melhores. Nessas viagens, conheceram uma família colombiana, que a adotou.

Ela cresceu e viveu com essa família colombiana, assim, conheceu várias cidades da Colômbia, passando também por vários trabalhos. Sempre levantava cedo, pra preparar merenda, almoço. Chegando na juventude, sua família colombiana, pediram para ela procurar o melhor emprego que conseguisse, pois eles não poderiam mais sustentá-la. Nessa busca, conheceu seu futuro esposo em Mitú. Quando seu pai soube que a família colombiana havia a abandonado, ele foi buscar a filha. Em Mitú, a família lhe disse que quem concederia a filha ao casamento seriam eles, e não o pai. Eles foram para a comunidade do esposo, Santa Rosa. Eles formaram família, e de Santa Rosa vieram para Iauaretê, para os filhos poderem estudar.

Foi na Colômbia que ela teve a primeira menstruação, e acharam um benzedor na Colômbia na comunidade, após o benzimento ele veio pra soprar nela e protegê-la, levou ela para um banho para não ser atacada por um encantado, sobre a Cachoeira das Onças, ela acredita que somos abençoados por sua beleza única e sagrada.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Lembranças dos lugares em que viveu / KO SIAKE MAHKARI WAHKUGO
Data: 21 de setembro de 2022
Local de produção: Brasil / Amazonas / São Gabriel Da Cachoeira
Entrevistador: José Brito
Entrevistador: Paulo Sergio Tariano
Vídeomaker: Lucas Matos Tariano
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um novo olhar para a vida
Vídeo Texto

Luciana Fleury Prado

Um novo olhar para a vida
Dona Duduca: na roça da vida, deixa um legado de garra
Vídeo Texto

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.