Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Ricardo Voltolini
Por: Museu da Pessoa, 1 de novembro de 2016

Legado sustentável

Esta história contém:

Legado sustentável

Vídeo

Sou Ricardo Voltolini, nasci em Santo André e me mudei de lá com dez anos, quando fui para São Bernardo. Lá fiquei dos dez aos vinte e cinco, até casar. Eu lembro que eu era um cara imaginativo, tinha uma imaginação muito fértil. Imaginava histórias e contava as histórias para mim mesmo, criava personagens, enfim, e a ideia de escrever já começou a vir logo depois, um ou dois anos depois de eu me alfabetizar, porque eu me lembro que eu tinha dez, onze anos, já estava em São Bernardo quando tive a ideia de escrever o meu primeiro livro. Eu tinha um amigo da escola que desenhava, então eu fiz o texto e ele desenhou, aí a gente montou uma historinha, mimeografou e vendeu. Então, aos onze anos, eu era um pouco escritor e um pouco empreendedor, já tinha ali as duas sementes. Isso nunca me abandonou, e acho que isso foi fundamental quando eu fiz a opção para o Jornalismo, na verdade, fui influenciado pelo Heródoto Barbeiro, que foi meu professor no Colégio Objetivo, e decidi fazer Jornalismo por conta disso. Mas eu acho que talvez se eu tivesse que pensar no que queria ser quando crescer, acho que isso de escrever já estava lá comigo, de alguma maneira

Na faculdade, eu já gostava de ler, li muito, estudava todos os clássicos. Então, o professor dava Sartre para ler em Filosofia, eu lia Simone Beauvoir e mais uns dez franceses, eu tinha essa coisa de mergulhar mais profundamente sem que o professor me tivesse que pedir, não era o que valia para a prova, era o que eu queria pra mim. Me formei com louvor como o melhor amigo da turma, o que me deu o direito de escolher qual era o curso que eu queria fazer, porque tinha o curso Abril, curso Folha e o curso Estado e eu tinha que escolher, e eu pude escolher o curso Abril que foi o inicio da minha carreira profissional.

E o meu primeiro caminho, minha primeira porta profissional oficial foi Editora Abril, revista “Playboy”. Foi muito legal, foi muito divertido, eu fiquei alguns meses como...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Manutenção de vínculos
Vídeo Texto

Maria Luiza Pinto e Paiva

Manutenção de vínculos
A importância do Desenvolvimento humano
Vídeo Texto

Carlos Alberto Seiji Nomoto

A importância do Desenvolvimento humano
Eu gosto de buscar a natureza e resgatar minha essência
Vídeo Texto
Trilhas rumo à sustentabilidade
Vídeo Texto

Luiz Eduardo Rielli

Trilhas rumo à sustentabilidade
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.