Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: João de Viana Alves
Por: João de Viana Alves,

Latifundiário

Esta história contém:

Nasci em 1933.Tive grandes extensões de terras . Lembro-me bem dos meus 30 anos , quando eu e minha família sofremos com ameaças das organizações camponesas que insistiam em querer tomar minhas propriedades . Pensando em não perder nossas terras, resolvi apoiar o golpe militar para proteger minhas propriedades das organizações camponesas, que lutavam para obter seus benefícios como trabalhadores 'escravos' .

Porque era mais vantajoso se aliar ao golpe do que perder minhas terras,enfrentei várias manifestações dos trabalhadores. E com o ínicio do golpe e o fim da reforma agrária me senti mais aliviado , pois não sofri mais com as ameaças as principais lideranças do PCB e das Ligas assissinaram, fugiram ou foram presas e, assim, as Ligas Camponesas deixaram de existir.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um filósofo do Sertão
Vídeo Texto

Manoel Inácio do Nascimento

Um filósofo do Sertão
Por uma vida mais natural e equilibrada
Vídeo Texto

Ana Carolina Gayoso e Almendra

Por uma vida mais natural e equilibrada
Universidade da vida na África
Texto

Maria Helena Rocha Iglesias de Gendre Vidal

Universidade da vida na África
Quem pensava, não andava
Texto

Alfredo Frajdenberg

Quem pensava, não andava
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.