Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 3 de novembro de 2008

José Antônio Monassa Heide

Esta história contém:

José Antônio Monassa Heide

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Antônio Monassa Heide, nasci no Rio de Janeiro em 1938. Minha mãe tem família mineira e meu pai família austríaca, tem uma mistura de tudo o que se possa imaginar. FORMAÇÃO PROFISSIONAL Eu estudei no colégio de padres, irmãos Maristas, no Colégio São José. Fui ainda como estudante para o Southwest Louisiana Institute, nos Estados Unidos, gostei do campus da universidade. No próprio curso cientifico, decidi que ia para o ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica]. Não sabia se ia passar no concurso que é muito difícil, mas com vontade firme eu consegui passar e fiz o curso de engenharia de aeronáutica e produção. Fui trabalhar na São Paulo Alpagartas, na Vale do Rio Doce, Petrobras. Esses foram os cursos básicos que eu fiz que me deram identidade para a vida. Me formei engenheiro. Meu pai e minha mãe eram médicos e diziam: “Não vá para medicina que você vai sofrer demais, não tem horário, chega de madrugada”. Papai era cirurgião, mamãe era ginecologista, às vezes atendia parto de madrugada, era uma vida muito dura de um casal modesto, que subiu na vida. INGRESSO NA PETROBRAS Eu queria ficar perto da minha noivinha, a Vale já estava no Espírito Santo, fiz concurso para a Petrobras e passei. Fui chamado e disse: eu vou. Tive oportunidade de fazer um curso de engenharia de equipamentos com alguns dos meus professores do ITA, que na ocasião foram contratados, havia americanos também. O Brasil não tinha nada, era uma época tão ruim que ninguém sabia nada de tubulação, apenas um ou dois na refinaria. Quando nós montamos a Refinaria Duque de Caxias, havia o Enzo, um italiano, os dois engenheiros chefes e um americano. O americano mandava intelectualmente, não sabíamos montar a refinaria, só tinha o Silva Teles – autor do livro “Tubulação industrial”, um clássico no Brasil, todos os engenheiros usavam. Ele era engenheiro da Petrobras...

Continuar leitura
Palavras-chave: petrobrás, trabalho, petróleo

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Rosa Hama Nakai
Vídeo Texto

Rosa Hama Nakai

Rosa Hama Nakai
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.