Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Joaquim Dib Cohen
Por: Museu da Pessoa, 3 de novembro de 2008

Joaquim Dib Cohen

Esta história contém:

Joaquim Dib Cohen

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Joaquim Dib Cohen, nasci no Rio de Janeiro, em 26 de abril de 1955. Sou conhecido por Dib, meu nome do meio, muita gente acha que é sobrenome, mas o sobrenome é Cohen. O meu nome era para ser só Dib Cohen. Meu pai queria homenagear o meu avô colocando o nome dele em mim. Meu avô era um imigrante que veio da Palestina, um judeu da Palestina, o nome dele era Dib Cohen. Ele chegou aqui no Brasil não falava português, só falava árabe, hebraico, não sei o quê, ele adotou o nome de Joaquim para facilitar, era comerciante, e ficou Joaquim Cohen. Mas quando eu nasci, o meu pai achou que eu não ia gostar do Dib Cohen, daí registrou sem a minha mãe saber, Joaquim Dib Cohen. A minha mãe pensou que meu nome era Dib Cohen. Eu fui para escola no Primário com esse nome. Na escola, eu era Dib Cohen. Quando eu fui para o Ginásio e tive que fazer uma prova de admissão – tinha que apresentar certidão de nascimento –, descobri, com 11 anos, que meu nome era Joaquim Dib Cohen. Nada contra o Joaquim, que hoje é um nome famoso, mas na escola começaram a me sacanear. Desde lá até hoje, não tenho nenhum problema com nome, mas sempre me conheceram por Dib, Tem muitas pessoas que me conhecem que não sabem que o meu nome é Joaquim. Dib é meu nome de guerra, um nome de origem árabe. Uma vez, fui fazer uma entrevista, antes de entrar na Petrobras, na Esso, o cara olhou meu nome e comentou que Joaquim era português, Dib árabe e Cohen judeu, e em seguida perguntou: “O quê você é afinal?” Eu falei: “São três povos que negociam, então são três comerciantes”. Dib significa lobo, e Joaquim, apesar de ser português, é um nome de origem hebraica, significa “deus o erguerá”, e Cohen vem dos sacerdotes, quando foi fundado o Estado de Israel. Eles eram os que tomavam conta do templo, descendente de Aarão, que era o irmão de Moisés, só que agora não tem valor nenhum, agora...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Rosa Hama Nakai
Vídeo Texto

Rosa Hama Nakai

Rosa Hama Nakai
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.