Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 28 de agosto de 2012

Independência na pesca

Esta história contém:

Independência na pesca

Vídeo

P/1 - Para a gente começar, queria que você me falasse seu nome completo, o local e a data do seu nascimento. R - Meu nome é Luena Maria Ferreira dos Santos, moro aqui em Santa Cruz Cabrália na Praia Coroa Vermelha. Nasci no dia 25 de novembro de 1982. P/1 - Você nasceu aqui mesmo? R - Em Porto Seguro. P/1 - E o nome dos seus pais, quais são? R - João Gonçalves dos Santos e Raimunda Ferreira dos Santos. P/1 - O que eles faziam? R - Meu pai era pescador. P/1 - Seu pai era pescador. R - E minha mãe era dona de casa. P/1 - Dona de casa. Como você descreveria o seu pai e a sua mãe? R - Meu pai era um guerreiro do mar, eu vejo isso. Minha mãe também, ela lutava, trabalhava em casa, ajudando ele. P/1 - Quais eram os principais costumes da sua família? O que você lembra da sua infância, como que era? R - Eu lembro que eu ia para a escola, quando voltava antes até de almoçar, eu tinha que ir para a praia dar um mergulho e depois voltava. Era todo dia. Minha mãe brigava um pouco comigo.Ou quando estava chovendo, tomava banho de chuva, mas era muito harmonioso, era muito bom. P/1 - Vocês moravam onde nessa época, quando você era criança? R - Eu morava do outro lado da balsa, que é Praia Apaga Fogo, mais conhecida como Arraial D'Ajuda. P/1 - Ah tá. R - Morava lá. P/2 - Seu pai ou sua mãe eram indígenas? R - Meu pai era indígena, veio de uma aldeia. Lá próximo mesmo e aí veio morar ali, ficou a ponta do Apaga Fogo muitos índios que saíram de lá, uns vieram aqui, para Coroa e outros ficaram lá mesmo e lá tem outra aldeia também. Só que meus irmãos moram lá até hoje. P/1 - Quantos irmãos você tem? R - Eu tenho quatro irmãos, todos homens. P/1 - Quatro irmãos homens. R - É. P/1 - Você é a única mulher? R - A única. P/1 - Como que era a sua relação com eles, na infância? R - Era bom. Eu estava até relembrando esses dias com um deles, falei "Nossa, a gente se dava bem demais". Porém, eles não gostavam que eu brincasse...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Santa Cruz Cabrália e Belterra

Realização Instituto Museu da Pessoa

Entrevista de Luena Maria Ferreira dos Santos

Entrevistado por Márcia Trezza e Sarah Faleiros

Bahia, 28 de agosto de 2012

Código: SCCB_HV003

Transcrito por Anna Victória Rodrigues Revisado por Paola Feltrin Ramos

P/1 - Para a gente começar, queria que você me falasse seu nome completo, o local e a data do seu nascimento.

R - Meu nome é Luena Maria Ferreira dos Santos, moro aqui em Santa Cruz Cabrália na Praia Coroa Vermelha. Nasci no dia 25 de novembro de 1982.

P/1 - Você nasceu aqui mesmo?

R - Em Porto Seguro.

P/1 - E o nome dos seus pais, quais são?

R - João Gonçalves dos Santos e Raimunda Ferreira dos Santos.

P/1 - O que eles faziam?

R - Meu pai era pescador.

P/1 - Seu pai era pescador.

R - E minha mãe era dona de casa.

P/1 - Dona de casa. Como você descreveria o seu pai e a sua mãe?

R - Meu pai era um guerreiro do mar, eu vejo isso. Minha mãe também, ela lutava, trabalhava em casa, ajudando ele.

P/1 - Quais eram os principais costumes da sua família? O que você lembra da sua infância, como que era?

R - Eu lembro que eu ia para a escola, quando voltava antes até de almoçar, eu tinha que ir para a praia dar um mergulho e depois voltava. Era todo dia. Minha mãe brigava um pouco comigo.Ou quando estava chovendo, tomava banho de chuva, mas era muito harmonioso, era muito bom.

P/1 - Vocês moravam onde nessa época, quando você era criança?

R - Eu morava do outro lado da balsa, que é Praia Apaga Fogo, mais conhecida como Arraial D'Ajuda. P/1 - Ah tá.

R - Morava lá.

P/2 - Seu pai ou sua mãe eram indígenas?

R - Meu pai era indígena, veio de uma aldeia. Lá próximo mesmo e aí veio morar ali, ficou a ponta do Apaga Fogo muitos índios que saíram de lá, uns vieram aqui, para Coroa e outros ficaram lá mesmo e lá tem outra aldeia também. Só que meus irmãos moram lá até hoje.

P/1 - Quantos irmãos você...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O mar foi sua escola, seu pai e sua cultura os mestres
Vídeo Texto
A alegria e os ensinamentos da pesca
Vídeo Texto

Romildo José dos Santos

A alegria e os ensinamentos da pesca
O sal da pesca
Vídeo Texto

Jorge Luís Silva de Oliveira

O sal da pesca
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.