Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Valentim Gentil Filho
Por: Museu da Pessoa,

História de Valentim Gentil Filho

Esta história contém:

História de Valentim Gentil Filho

P - Dr. Valentim, primeiro eu queria que o senhor se apresentasse, seu nome, seu local e data de nascimento. R - Valentim Gentil Filho, eu nasci em São Paulo, em 21 de agosto de 1946. P - Como se chamavam os seus pais e avós? R - Valentim Gentil, cujos pais eram Rafael Gentile e Maria Antonia Cernicciaro Gentile, e Rita DAndrea Gentil, cujos pais eram Antonio DAndrea e Rosalia Magliano DAndrea. P - O que faziam os seus pais? R - Meu pai era formado em Direito, tinha sido advogado, era advogado do banco do estado, e depois fez uma carreira política, morreu na presidência da Assembléia Legislativa em 1948, depois de ter presidido a Assembléia Constituinte do Estado de São Paulo de 1947, aos 48 anos. Minha mãe era dona de casa. P - O seu pai era político. Ele foi deputado? R - Ele foi Secretário de Agricultura, depois teve um outro cargo desses executivos, depois ele foi deputado acho que por umas três legislaturas diferentes, a última que foi logo depois da ditadura e era uma Assembléia Constituinte. Morreu com 48 anos, na presidência da Assembléia. E aí foi dado o nome dele a uma porção de escolas, avenidas, ruas, até para uma cidade, na verdade, tem uma cidade no Estado de São Paulo que chama Valetim Gentil, perto de Votuporanga. P - E tem alguma relação com a história dele ou foi só uma homenagem? R - Nada. A cidade tinha o nome de uma das filha do ditador, e aí como tinha acabado a ditadura, resolveram trocar o nome e parece que era uma menina sem nenhuma expressão. É uma cidadezinha pequenininha, aí eles preferiram trocar, a Câmara Municipal que preferiu trocar o nome da cidade e deu o nome, fez a homenagem. Ele era da região, mas eu acho que ele nunca passou lá, a cidadezinha era pequenininha. P - O senhor nasceu em São Paulo. R - Nasci em São Paulo, eu fui o único da família que nasceu em São Paulo. Eles todos moravam em Itápolis, que é uma cidade perto de Taquaritinga, Araraquara. P - E por que...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: História de Valentim Gentil Filho
Local de produção: São Paulo
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Valentim Gentil Filho

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Seu Dédinho, o bar e a mercearia 31 de Março
Vídeo Texto
O resgate da memória de Medicina
Texto

Walmore Pereira de Siqueira Junior

O resgate da memória de Medicina
Doutora da vida, Doutora dos amores
Vídeo Texto

Célia Maria Fiuza de Albuquerque

Doutora da vida, Doutora dos amores
Uma mulher apoiando as outras
Vídeo Texto

Ana Lucia Pedro Fontes

Uma mulher apoiando as outras
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.