Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Elaine Cristina Vitti Borges, 11 de novembro de 2021

Greg, o zelador querido!

Esta história contém:

Greg, o zelador querido!

GREGÓRIO DE SOUZA PINHEIRO, NASCIDO NO ANO DE MIL NOVECENTOS E SESSENTA E OITO, COMPLETARÁ CINQUENTA E TRÊS ANOS DE IDADE NO DIA VINTE E SETE DE DEZEMBRO DE DOIS MIL E VINTE E UM, NASCEU EM GABIARRA BAHIA – PORTO SEGURO, FOI REGISTRADO NA CIDADE DE SALTO DA DIVISA EM MINAS GERAIS-B.H., PORQUE NA CIDADE NÃO HAVIA CARTÓRIO NESSA ÉPOCA. QUANDO CRIANÇA, POR VOLTA DOS TRÊS ANOS DE IDADE, FICOU DOENTE JUNTO COM SUA IRMÃ MARIA, OS PAIS OS LEVARAM PARA O MÉDICO E A IRMÃ FOI DIAGNOSTICADA QUE IRIA FALECER LOGO E O GREGÓRIO IRIA VIVER MUITO TEMPO. A IRMÃ ATÉ O MOMENTO ERA SAUDÁVEL E ELE SEMPRE DOENTINHO. AO CHEGAR EM CASA DEPOIS DE MEDICADO, A MÃE O ALIMENTOU COM UM MINGAU DE GORDURA DE BOI (PIRÃO) E GREGÓRIO DORMIU E NÃO ACORDOU MAIS. OS PAIS OBSERVARAM QUE ESTAVA MORTO, COMPROU CAIXÃO E O VELARAM NA SALA DA CASA COM VELAS E PARENTES PRESENTES, DURANTE TODO O DIA, POR VOLTA DAS NOVE HORAS DA NOITE GREGÓRIO ACORDOU, SE SENTOU NO CAIXÃO E DISSE QUE ESTAVA COM FOME, TODOS ASSUSTARAM E SAÍRAM CORRENDO. NA DÉCADA DE SETENTA, A FAMÍLIA VEIO PARA O ESTADO DE SÃO PAULO, CHEGOU EM PENHA DE FRANÇA, PERTO DA DUTRA. QUANDO TINHA OITO ANOS COMPLETOS DE IDADE, UM PRIMO FOI PARA SÃO PAULO EM VISITA A FAMÍLIA E OS TROUXERAM PARA PIRACICABA POR VOLTA DO ANO DE UM MIL NOVECENTOS E SETENTA E OITO. NESSA ÉPOCA IA TRABALHAR NA ROÇA PARA AJUDAR NAS DESPESAS DA CASA, SAIA AS CINCO DA MANHÃ PARA TRABALHAR NA COLHEITA DE ALGODÃO, MILHO, VASSOURA E CANA-DE-AÇÚCAR, ONDE SÓ VOLTAVA PARA CASA AS DEZOITO HORAS. HOJE, GREGÓRIO (GREGH: APELIDO CARINHOSO PELOS ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA), É ZELADOR NA ESCOLA MUNICIPAL DE PIRACICABA – “JOÃO ORIANI”, É SOLTEIRO E NÃO TEM FILHOS DE SANGUE, MAS...

Continuar leitura
Fechar

Greg, o zelador querido!

Dados da imagem Greg, o zelador querido!

Período:
Ano 2021

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Gregório de Souza Pinheiro

História:
Greg, o zelador querido!

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
zelador, entrevista, escola, educação

Greg, o zelador querido!

Dados da imagem Greg, o zelador querido!

Período:
Ano 2021

Local:
Brasil / São Paulo / Piracicaba

Imagem de:
Gregório de Souza Pinheiro

História:
Greg, o zelador querido!

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
zelador, educação, escola, entrevista

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

De Bau: livro que não acaba mais!
Vídeo Texto

Roberto Francisco de Bau

De Bau: livro que não acaba mais!
Vídeo Texto

Sebastião Marinho da Silva

"Fiz da viola o meu mundo"
A trajetória de um músico
Vídeo Texto

Marco Antonio Gonçalves dos Santos

A trajetória de um músico
Sonhos azuis
Vídeo Texto

Odenizia Andrade Dourado

Sonhos azuis

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.