Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Geraldo Soares Pereira

Esta história contém:

P - Senhor Geraldo, para começar eu queria que o senhor falasse o nome completo do senhor. R - Geraldo Soares Pereira. P - E quando que o senhor nasceu? O dia, o mês e ano. R - Nasci no dia 05 de março de 1932. P - E onde que o senhor nasceu? R - Em Montes Claros. P - Em Minas Gerais? R - É, mas, não foi bem na cidade, foi um município de Santa Rosa de Lima. Foi um município onde nós morávamos. Fica pertinho de Montes Claros, mas lá nem cartório tinha, a gente tinha que registrar em Montes Claros. O nascimento foi lá, mas depois levou o registro para registrar lá. Que quando foi para eu vir para São Paulo, fui obrigado a tirar o registro. Eu já tirei o registro com 14 anos, porque naquele tempo era tudo mudado, era parado demais. A senhora vê como meu pai pagava para “mó” de eu estudar. Eu agradeço a ele porque eu aprendi escrever meu nome, que eu era distraído. Ele vendia o leite e pagava o salário para o professor para a gente aprender número e escrever o nome. P - Eu gostaria, então, que o senhor falasse agora o nome do seu pai. R - Zeferino Pereira dos Santos. P - E o nome da sua mãe? R - Maria Soares Borges. P - E qual que era o trabalho que eles faziam? R - O meu pai trabalhava na lavoura, era lavrador. A minha mãe cuidava da casa, porque nós somos oito irmãos. P - O senhor lembra o nome dos irmãos do senhor? R - Lembro. A primeiro, mais velha, é Augusta; a segunda é Ana; o terceiro sou eu; o quarto é o Severo; o quinto é o Mário; o sexto é o Vicente; e aí que vem a Maria das Graças. Ah, o outro foi o que morreu. Ai fez oito. P - O pai do senhor plantava o que? R - Plantava milho, arroz, feijão, cana, tinha engenho, moía, fazia rapadura. Para vender, naquela época não tinha açúcar nem para fazer remédio. E a gente tinha que se virar com a rapadura. A gente tinha o engenho, plantava a cana, fazia o engenho, fazia a rapadura e vendia para a cidade. Porque é para...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Geraldo Soares Pereira
Local de produção: Corumbá
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vamos pra cá e eu estou pronta para ir
Texto

Ivete Medeiros de Oliveira

Vamos pra cá e eu estou pronta para ir
Vida de sapateiro
Vídeo Texto

Altamiro de Freitas

Vida de sapateiro
O coração da Rede Ferroviária
Texto

Geraldo Lopes da Costa

O coração da Rede Ferroviária
Cuidado pessoal
Vídeo Texto

Maria Marilene Rogante

Cuidado pessoal
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.