Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 26 de março de 2007

Fernando Taboada Fontes

Esta história contém:

Fernando Taboada Fontes

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Fernando Taboada Fontes, nascido no dia dois de fevereiro de 1954, em Salvador, Bahia. Eu sou geólogo, me formei pela UFBA, Universidade Federal da Bahia, em 1976. PRIMEIROS TRABALHOS Estive antes na CBPM, Companhia Baiana de Pesquisa Mineral. Em 1981, vim para a Petrobras. O primeiro local onde trabalhei como técnico em geologia foi, durante a faculdade, numa empresa chamada Tempo, de consultoria e projetos na área de geotécnica. INGRESSO NA PETROBRAS Eu ingressei em 1981, pela Universidade Petrobras. Fiz o primeiro curso de geologia e petróleo; todos nós da turma fizemos. Depois eu fui lotado na Bahia, na gerência de acompanhamento e avaliação geológica. Era exatamente a gerência, onde eu fazia no início o acompanhamento do poço, a determinação das liturgias e rochas ali cortadas. Depois fazia avaliação, se o poço tinha petróleo ou gás, se era econômico ou não. Essa foi a primeira gerência que eu trabalhei na Petrobras. Hoje eu estou lotado na unidade de Exploração e Produção do Espírito Santo. A nossa sede fica em Vitória. Atualmente, estou gerente do ativo de exploração da unidade. ESPÍRITO SANTO O Espírito Santo, em termos geológicos, é uma bacia em continuidade com o norte da Bacia de Campos. Depois de 1998, com a quebra do monopólio, nós dividimos por blocos exploratórios. Foi cobrado pela ANP, pela própria regulamentação do petróleo e pelas concessões de exploratórias, que em determinado prazo, todas as bacias fossem exploradas. Como tinham vários blocos em água profunda no Espírito Santo que eram continuação da Bacia de Campos, nós começamos a perfurar em 1999. A história do Espírito Santo é mais antiga em terra; em 2007, a Petrobras vai fazer 50 anos no Espírito Santo. A primeira equipe de exploracionistas na área de sísmica chegou em 1957 e o primeiro poço em terra – todos trabalhavam na bacia terrestre – foi em 1967. Quer dizer, tem 40...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Rosa Hama Nakai
Vídeo Texto

Rosa Hama Nakai

Rosa Hama Nakai
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.