Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 15 de dezembro de 2004

Eu sou mensageiro

Esta história contém:

Eu sou mensageiro

Vídeo

P/1 – Bom dia.

R – Bom dia.

P/1 – Vamos começar pedindo que o senhor nos diga o seu nome completo, o local e data de nascimento.

R – Meu nome completo é José de Ribamar Ferreira de Miranda. Como o nome tá dizendo, eu sou maranhense. Eu nasci em Barra do Corda, no estado do Maranhão.

P/1 – Quando, Senhor Ribamar?

R – 21 de março de 1935.

P/1 – Você podia contar pra gente como que foi o seu ingresso na Petrobras e quando foi?

R – Bom, eu ingressei no Conselho Nacional de Petróleo. Foi meio difícil, porque tinha pouca verba e tudo. E eu entrei como contínuo, em 10 de março de 1953.

P/1 – E daí para lá?

R – E daí para lá eu fiz carreira na área administrativa: Ajudante Administrativo, Assistente e Administrador de Empresas. Me aposentei como Administrador de Empresa IV.

P/1 – E o senhor pode contar para a gente um pouquinho como que era o seu trabalho, os setores em que o senhor passou?

R – Ah, meu trabalho era na área de Recursos Humanos. Sempre foi. E logo que a Petrobras foi criada, em 1964, era um grande esforço exploratório no Maranhão. Nós chegamos a ter quatro sondas no Maranhão, cinco equipes grandes de geometria e duas equipes sísmicas. E as condições de trabalho eram muito adversas na época, muito adversas mesmo. Era difícil, por exemplo, quem trabalhava na equipe só tinha folga, só tinha as férias anuais. Gozava de um repouso semanal nos próprios locais de trabalho. Isso é muito complicado para a família. E eu que trabalhava em São Luís, na sede do escritório, mas tinha sempre que viajar com as equipes, geralmente fim de semana, para atender às necessidades da equipe, admitir pessoal, pagar, aquele negócio todo. E, às vezes, fazer algum movimento em prol das famílias. Porque os caras ficavam nas equipes, às vezes até esqueciam da família, que sempre recorria à Petrobras dadas as condições de trabalho na época.

P/1...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Rosa Hama Nakai
Vídeo Texto

Rosa Hama Nakai

Rosa Hama Nakai
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.