Marco Antonio Rafael de Souza conta como era a casa e a vizinhança do outro lado da Ilha, em Castelhanos. De lá, mudou-se com a família para o lado de dentro, onde cresceu e estudou. Marco conta como era fazer seus próprios brinquedos – e o dos amigos também. Das miniaturas, passou a ajudar o pai no trabalho de carpintaria náutica com os barcos grandes, de verdade. De ajudante, passou a comandar sozinho as reformas até o desafio de construir um primeiro baco do zero. Marco conta como foi vê-lo navegar! Com a responsabilidade aprendida pelo pai, deseja deixar esse mesmo legado aos seus filhos – bem como também deseja passar a diante a tradição cultural da carpintaria náutica.

Adriano Leite da Silva, eu nasci na cidade de Ilhabela. Trinta de janeiro de 1968. A família da minha mãe, na verdade, eles eram todos de Ubatuba, inclusive lá em Ubatuba, tem a Praia dos Tenórios. Por volta de 1730, eles tiveram que vir pra cá assumir a fazenda da Praia da Fome, que era uma fa...Continuar leitura

P/1 – Marco, boa tarde. R – Boa tarde. P/1 – Primeiro, eu gostaria de agradecer de você ter aceitado o convite para essa entrevista e pra gente começar, eu queria que você falasse pra gente seu nome completo, o local e a data do seu nascimento. R – É Marco Antonio Rafael de Souza, nas...Continuar leitura

Título: Esculpindo barcos

Data: 14/07/2016