Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Guaraci Corrêa Porto
Por: Museu da Pessoa, 20 de março de 2009

Emenda Guaraci

Esta história contém:

Emenda Guaraci

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO

Meu nome é Guaraci Corrêa Porto, nasci no Rio de Janeiro, no dia 13 de fevereiro de 1951.

INGRESSO NA PETROBRAS

Fiz o concurso de 1973 e fui admitido na Petrobras no dia 27 de maio de 1974. Sou engenheiro civil, fui admitido na construção da refinaria de São José dos Campos. Fiquei responsável pela parte de terraplanagem, drenagem e pavimentação. Foi o início da refinaria: movimentação de terra, construção de 72 quilômetros de ruas pavimentadas e drenagem; é uma área muito grande.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Depois fui para Sergipe, para iniciar a fábrica de fertilizantes nitrogenados de Laranjeiras (FAFEN), Também foi bem no início: chegamos lá, era uma fazenda, a gente desmontou o pouco que restava da fazenda, a área que havia sido adquirida pela Petrobras – inclusive, tinha alguns criadores de caranguejo, de peixe –, e começamos a construção da fábrica de fertilizantes que está lá até hoje, no município de Laranjeiras, que fica a 30 quilômetros de Aracaju.

Todas [essas obras] marcaram, porque foram diferentes, cada uma tinha as suas peculiaridades. A de São José dos Campos, a Revap, Refinaria Henrique Lage, chama atenção pelo porte, a área muito grande a terraplanar, foram 14 milhões de metros cúbicos de terra removidos. Essa de Sergipe, de Laranjeiras, chamou atenção pelo pioneirismo: fomos colocar uma planta no sertão, um lugar inóspito, não havia praticamente nada. Depois de lá, participei, não diretamente na obra, mas na fase de supervisão de obra no Rio Grande do Norte e, novamente em Sergipe, da construção do poliduto da Replan até Brasília. E, um pouco antes disso, participei da construção da plataforma de Cherne II. Nós fizemos o planejamento aqui na Bacia de Campos, foi uma das primeiras plataformas a ser construídas no que a gente chamava, na época, de águas profundas; era lâmina de 170 metros, que hoje a gente considera águas rasas.

AEPET

Fui para São José dos Campos e...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Rosa Hama Nakai
Vídeo Texto

Rosa Hama Nakai

Rosa Hama Nakai
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.