Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

ELOína Maria Todelo Corrêa. Nosso Elo, nossa Maria. “Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre. Quem trás no corpo essa marca possui a estranha mania de ter fé na vida” Maria Maria, de Milton Nascimento, evoca a presença e legado de minha avó em minha vida. Há dias em que a saudade bate forte, inegavelmente. Quando somos jovens uma das muitas coisas que começamos a aprender é que a vida é feita de perdas. A Elô foi embora há um ano e três meses, deixando um vazio... “Naquela mesa ta faltando ela e a saudade dela ta doendo em mim”. Conversávamos horas a fio sobre a vida. Fomos muitos amigos. Fui confidente, neto e cumplice da vovó. Por sermos de gerações diferentes, os conflitos eram inevitáveis, mas quase nunca brigávamos. Quando criança, o meu lugar preferido no mundo inteiro era a sua casa. O cheirinho de café passado na hora, o pãozinho fresco, a manteiga...Tudo tão simples, porém tão simbólico. “Paixão da vovó!”, dizia ela, arregaçando um sorriso amarelado, “pede bença, ela completava”. Ao me acolher no seu corpo fofinho, eu sentia seu perfume doce. Ainda na infância, no momento em que meus pais discutiam em casa, eu corria pra casa dela. Falava que não gostava de vê-los assim e ela dizia “é coisa deles, deixa pra lá”. Eu chorando implorava pra ela “vovó, a senhora promete que não vai morrer?” e ela disse “uai, João, ninguém fica pra semente”. Concluía isso e me abraçava. Dormimos por muito tempo juntos, um do ladinho do outro. Até com 18, 19 anos, chegava da balada, vestia pijama e, com a mesma inocência da criança que fui um dia, deitava com ela e dormia. Eu colocava a mão sobre seus braços, flácidos pela idade, e dizia “vovó, cheguei”. Meio sonolenta ela acordava e dizia “dorme com Deus”. Por vezes eu acordava mais cedo, olhava pra ela dormindo, passava a mão...

Continuar leitura
Palavras-chave: legado, amor de vó, avó paterna

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vídeo Texto
Legado sustentável
Vídeo Texto

Ricardo Voltolini

Legado sustentável
Ensinando o gringo a gritar gol
Texto

Daniela Rezende da Costa

Ensinando o gringo a gritar gol
Guardiões do equilíbrio
Vídeo Texto

Miriam Dina dos Santos Oliveira

Guardiões do equilíbrio
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.