Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 20 de março de 2009

Do isolamento a confusão

Esta história contém:

Do isolamento a confusão

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO

Meu nome é Mario Gracindo Cardoso Rodrigues, nasci em Belém do Pará, dia sete de setembro de 1930.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Sou Administrador de Empresas.

INGRESSO NA PETROBRAS

Entrei na Petrobras em primeiro de fevereiro de 1957. Meu ingresso foi devido a um edital da própria Petrobras para um concurso pra preenchimento de vagas. Eu já trabalhava, meu primeiro emprego foi em 1947. Comecei a trabalhar quando ainda ia completar 17 anos. Entrei com carteira de menor e tal. Quando houve esse concurso da Petrobras, eu já tinha 10 anos de experiência e, naquela época, a Petrobras precisava de gente com experiência. O concurso foi vinculado a esse objetivo. Me inscrevi; nessa época, eu fazia concurso para vários lugares: Banco do Brasil, Caixa Econômica, tudo o que aparecesse. Eu já tinha me formado como técnico de contabilidade, não tinha curso superior em Belém que eu pudesse fazer. Os únicos cursos que tinha eram medicina e engenharia e só funcionavam durante o dia. Eu trabalhava e não podia tentar. O único curso que eu fiz foi profissionalizante, o de técnico de contabilidade, que equivale hoje ao de contador, que é curso superior e na época valia como tal. Quando foi feita a lei que criou o curso de contador, os que já eram formados em técnico de contabilidade [podiam] se equiparar. Eu nunca pedi a equiparação, porque não me interessou ser contador. Eu parti logo para outra área quando entrei na Petrobras, a área mais de pessoal. O concurso lá foi feito com cerca de cinco mil candidatos, só passaram 12 e eu fui o segundo. Eu era, digamos assim, “rato de concurso”. Estudava pra caramba, então pra mim foi moleza. O interessante é que não era para trabalhar em Belém, era pra ir trabalhar em equipes de campo no interior do Amazonas, na Selva Amazônica, em 1957. [A Petrobras] estava fazendo exploração de petróleo. Ingressei na empresa, fui para Manaus e, de Manaus, embarquei numa lancha da Petrobras e aí...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.