Dona Déa nasce na década de 1930 no interior de Minas Gerais. Desde criança trabalha entre lavouras e plantações dos pais onde aprende, desde muito cedo, a gostar do contato direto com as pessoas. Em função da necessidade de estudar, muda-se para Uberaba com a família, onde passa a se dedicar ao comércio como atendente. Atendendo a um chamado, se inscreve para um processo seletivo na CTBC, onde é contratada em 1962, ficando por dez anos na Companhia. Desse tempo ela relembra as relações existentes em seu âmago, dentre as quais e incluem as obrigações, restrições, a amizade com os colegas e chefes e, sobretudo, os momentos de confraternização, pelos quais sente uma enorme nostalgia.

imagens (8)

Aluna esforçada

A nova habitante

data (ou período): Ano 1961 Imagem de:Déa Silva

Pronta para a festa

Conhecendo a Pepsi

Reunião sindical

data (ou período): Ano 1965 Imagem de:Déa Silva

Amigo secreto

Pula a fogueira

Aluna esforçada

Retrato de Déa tirada no Colégio São Domingos, onde vivia como interna, trabalhando para pagar seus estudos.

A nova habitante

Retrato de Déa quando chegou em Uberlândia. Ela veio de Uberaba, onde ficou com o pai até que a pensão dele fosse vendida, e começou a trabalhar na Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC).

período: Ano 1961

Pronta para a festa

Déa (ao centro), junto à madrasta Marieta e o pai Décio, no quintal de sua casa, vestida a caráter para ir à Festa Junina da Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC).

Estande de demonstração

Déa Silva e Maria de Lourdes Jacinto em um estande da Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC) na Feira Agropecuária do Parque de Exposições. As duas estavam ali para demonstrar as informações da empresa.

Conhecendo a Pepsi

Déa e amigas do trabalho em visita à fábrica da Pepsi no Distrito Industrial. Ela está de lenço, à frente, vestida com o uniforme da Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC).

Reunião sindical

Déa recebe o certificado de participação na reunião do Sindicato de Trabalhadores em Telecomunicações de Carloto, representante do sindicato de Belo Horizonte.

período: Ano 1965

Amigo secreto

Déa revela o seu amigo oculto na festa de fim de ano da Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC). Esq.-dir.: Idalma, Gláucia, não identificado, Déa, não identificado, Selma, Olerir e Edna.

Pula a fogueira

Déa, no quintal de sua casa, fantasiada à carater para a Festa Junina da Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC).

Palavras-chave:

Projeto CTBC – Telecom Museu do Futuro Depoimento de Déa Silva Entrevistado por Luiz Egypto de Cerqueira e Norma Lúcia da Silva Uberlândia, 08/03/2001 Código CTBC_HV042 Realização Museu da Pessoa Transcrito por Jurema de Carvalho Revisado por Ana Calderaro P – Boa tarde, Dona Déa, obriga...Continuar leitura

Título: Disque Memória

Data: 08/03/2001

Local de produção: Brasil / Minas Gerais / Uberlândia

Revisor: Ana Carolina Calderaro Personagem: Déa Silva Entrevistador: Norma Lúcia da Silva Transcritor: Luiz Egypto de Cerqueira Transcritor: Jurema de Carvalho Autor: Museu da Pessoa