Rosana Padial da Silva é natural de Agudos, interior do Estado de São Paulo e nasceu no dia 18/07/1963. Formou-se na Faculdade de Serviço Social de Lins no ano de 1983, e em 1986 mudou-se para São Paulo a fim de atuar como Assistente Social em uma comunidade no Burgo Paulista, na zona leste da cidade. Aqui em São Paulo passou por grandes e incríveis experiências. Do momento em que chega a cidade no auge das ocupações de terra, até a reformulação de postura do Serviço Social frente à sociedade e a vitória de Luiza Erundina nas eleições municipais do final da década de 80.  Com a vitória de Erundina, Padial passa a trabalhar na Supervisão Regional de Bem-Estar Social de São Miguel Paulista, assumindo o cargo de coordenação de uma microregião deste bairro. Nesta função, seu trabalho de assistência social era voltado para a área de educação de crianças e adolescentes. Com a derrota de Eduardo Suplicy nas eleições seguintes, a depoente sai de seu posto de coordenadora e passar a integrar a Secretaria do Menor do Estado de São Paulo. Seu papel era atuar na direção de uma creche do metrô Patriarca. No entanto, decide sair de seu posto após Mário Covas assumir o Governo do Estado e sucatear este projeto educacional, cortando seus custos. No final de 92, início de 93, durante uma exposição de artes, reencontra uma antiga amiga, Adriana Teixeira, que lhe convida para trabalhar em um projeto do Núcleo de Trabalhos Voluntários da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o ônibus ludicidade. Esse ônibus consistia basicamente em uma brinquedoteca errante que ia e voltava para uma determinada comunidade durante o período de dois anos. Ao final deste tempo estipulado, o veículo-brinquedoteca não voltava mais para o bairro estipulado. No entanto, se as pessoas que ali residissem quisessem um espaço comum de brincar para suas crianças, a equipe do NTC ajudava em sua construção. A comunidade Raul Seixas de Itaquera aceitou este desafio. O papel inicial de Rosana nesta nova empreitada seria atuar como educadora neste espaço pelo período de três anos, a fim de realizar a passagem da propriedade da Brinquedoteca para os moradores da comunidade. E foi no terceiro ano deste projeto, quando a brinquedoteca já estava como propriedade da comunidade e já tinha constituído uma pessoa jurídica e uma associação para tomar conta do espaço, que a Nestlé apareceu em sua vida e na de Adriana Teixeira, através de Francisco Garcia (na época, Gerente de Assuntos Corporativos da Companhia) por conta da ascensão do terceiro setor no mercado brasileiro e da necessidade das empresas de grande porte apresentarem programas de responsabilidade social e não mais ações comunitárias. A ideia inicial de Chico [Garcia] e consequentemente da Nestlé, era comprar o projeto do ônibus ludicidade da PUC-SP e manter a Adriana em sua coordenação e a Rosana em sua operacionalidade. No entanto, a Universidade não concordou com esta ideia. Por conta disso, Garcia convidou Adriana Teixeira e Rosana Padial a pensarem e criarem um programa de responsabilidade social, que tivesse a “cara” da Nestlé, um programa que gerasse identidade com a companhia. A partir daí, nascia o Programa Nutrir. Rosana [Padial] participou ativamente das escalas de desenvolvimento do programa, o que propiciou a sua efetiva funcionalidade. Após esta fase de implementação, trabalhou nas capacitações dos voluntários e como consultora do programa, ficando nesta última posição, até o ano de 2011.

P/1 – Rosana, seja bem-vinda. Obrigada pela sua presença aqui com a gente. Em nome do Museu da Pessoa e do Programa Nutrir Nestlé. Pra gente deixar registrado, por favor, seu nome completo, data e local de nascimento. R – Meu nome é Rosana Padial da Silva. Eu nasci em Agudos, interior do est...Continuar leitura

Título: Desenvolvendo ludicidade

Local de produção: Brasil / São Paulo