resumo

Pai de ascendência negra e indígena. Meningite com estupor. O gato Lorisvaldo. Volta a andar com dificuldades. Brigas dos pais e separação. Ida para a Bahia. Trabalho de doméstica na infância. Dispensa da patroa cheia enquanto a sua família passava necessidade. Sem salário. Mantimentos para a família. Pagando pelos mantimentos. Histórias dos avôs: escravidão e Lampião. Morte do avô. Casamento do primo e vestido da vizinha. Patroa abusiva e abuso da mãe. Vinda para SP. Bullying na escola. Quase fome. Plantação de algodão. Cozinheira em Higienópolis. Estudo. Casamento e filhos. De Santana pro Grajaú. Vestido de noiva e vestido para mãe. Perda da bebê. Construção da casa no Grajaú. Reunindo-se com outros moradores para conseguir infraestrutura para o bairro. Curso de Manicure no Senac. Articulação com a igreja católica e o Clube de Mães. Melhoria da padaria e do transporte. Luta por educação. Loteamento dos terrenos. Organização da luta pelos direitos sociais, liderado pelas mulheres. Construção da Creche do Jardim Somara. Padre Luiz. A luta contra a carestia. Ocupação da creche. Fundação da Casa de Cultura do Grajaú. Reforma da Escola Jacó. Luta pela sinalização. Expansão para outras regiões do Brasil. Diretas já. Atualmente o foco é lutar pela saúde e contra a violência à mulher. 

história

história na íntegra

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Cotidianos Invisíveis da Ditadura Entrevista de Adélia Prates Entrevistada por Lucas Torigoe (P/1) São Paulo, 19 de abril de 2022 Entrevista COIND_HV011 Revisado por: Nataniel Torres P/1 - Dona Adélia, a primeira pergunta é sempre muito complicada. Qual é o seu nome completo? Ond...Continuar leitura



Título: Não tinha medo, vergonha, nada

Data: 19/04/2022

Local de produção: Brasil / São Paulo

Entrevistador: Lucas Figueirêdo Torigoe Personagem: Adélia Silva Prates Revisor: Nataniel Torres Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.


opções da página