Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 6 de dezembro de 2004

Dante Enedino Funari di Lucia

Esta história contém:

Dante Enedino Funari di Lucia

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome completo é Dante Enedino Funari di Lucia, eu nasci em Pelotas, no Rio Grande do Sul, no dia nove de março de 1938. FAMÍLIA / PAIS Meu pai era Victorio Funari di Lucia, minha mãe Enedina dos Santos Funari. Os meus avós por parte de pai eram Tomás Funari, italiano, e Ermínia Funari. Por parte de mãe, era José Funari e a minha avó Firica Funari. Porque o meu avô, por parte de mãe, era irmão da minha avó por parte de pai, eles eram italianos. Perdão, deixa-me fazer uma retificação: Zeferina Funari. É que o apelido era Firica. Minha família veio por volta de 1894, mas alguns depois voltaram, retornaram à Itália, mas, outros ficaram aqui. Naquela época, minha mãe dizia que eles falavam que iam fazer a América, quando vieram para cá. Os meus avós, na Itália, e, depois, meu pai, eram ligados à construção civil. Naquela época, existia uma atividade chamada de estucador. Esses prédios todos trabalhados, com bichos, com coisas trabalhadas em cimento, eles eram especializados nisso. O meu avô por parte de pai se radicou em Bagé e trabalhava na construção civil. O meu pai seguiu os mesmos passos do pai dele e trabalhava também na construção civil, só que ele era construtor, na cidade de Bagé e depois em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Eu tenho seis irmãos, quer dizer, nós éramos seis, comigo, pelo primeiro casamento do meu pai. A minha mãe faleceu 48 horas depois que eu nasci, ela morreu de parto. Então, o meu pai casou novamente e teve mais dois filhos do segundo casamento. Eu e todos os meus irmãos fomos criados por uma tia, irmã do meu pai. Ela criou todos, eu desde que nasci e os outros também, que nasciam e iam para a casa dela. INFÂNCIA Eu fui criado em Pelotas até os 12 anos de idade. Naquela época, Pelotas era a segunda cidade do Rio Grande do Sul. Nós tínhamos uma casa muito boa, foi meu pai quem fez, bem no centro da cidade. Estudei em escola pública e...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Rosa Hama Nakai
Vídeo Texto

Rosa Hama Nakai

Rosa Hama Nakai
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.