Ao rememorar a sua infância e juventude, no interior do Rio Grande do Norte, Urbano nos conta sobre os desdobramentos que o propiciou a seguir a vida sindical. A partir de suas vivências enquanto sindicalista, em um recorte temporal de 1960-1998, ele nos dá pistas de como era a atuação das organizações sindicais, tanto no âmbito regional, quanto nacional. Além disso, nos conta sobre as tensões políticas enfrentadas pelos sindicalistas, durante o período ditatorial brasileiro, correndo muitas vezes, o risco de morte. Urbano revela a tristeza por ter vivido tantos anos distante dos filhos, em razão da sua luta com os trabalhadores rurais.

Projeto: Memória DIEESE 50 Anos Entrevistado por: Marcelo Fonseca e Nádia Lopes Depoimento de: Francisco Urbano Araújo Filho Local: São Paulo Data: 20 de Dezembro de 2006 Realização: Instituto Museu da Pessoa Código: DIEESE_HV035 Transcrito por: Marcelo Cintra de Souza Revisado por: ...Continuar leitura

Título: Criar consciência para resistir

Data: 20/12/2006