Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Ilha
Por: Paulo Ricardo Ramalho, 5 de outubro de 2024

COMUNIDADE DE MULHERES DE LUTA

Esta história contém:

COMUNIDADE DE MULHERES DE LUTA

COMUNIDADE DE MULHERES DE LUTA

A comunidade da Ilha do Pavão é composta em sua maioria por mulheres que criam os filhos sozinhas a partir da reciclagem. Com muito esforço, conseguiram erguer a sede, desenvolver projetos sociais e criar um refeitório que servia almoço de segunda a sexta-feira. Hoje, o espaço está cheio de lama, com os vidros quebrados e os mantimentos estragados. A água destruiu tudo.

Sandra Ferreira, que é pedagoga e líder comunitária da Ilha do Pavão, expressa sua frustração ao ver o espaço que foi construído com tanto zelo embaixo d’água. Há sete anos, ela é presidente da Associação Vitória Ilha do Pavão, que oferece apoio social às 150 famílias que vivem no local. Para ela, a luta para reerguer a Ilha é contínua, mas as enchentes a forçam a recomeçar sempre do zero.

Ao olhar para quem está na linha de frente, Sandra percebe que, como sempre, são as mulheres que estão sobrecarregadas, assumindo a responsabilidade de limpar, organizar e buscar soluções. “Os homens são meio perdidos, meio parados. É a gente que tem que limpar, empurrar e ir atrás”, afirma.

Cristina de Almeida, que trabalha com Sandra na associação, também enfrenta a realidade de viver em um abrigo temporário. Desde que sua família foi forçada a deixar a Ilha, ela se viu dividindo um espaço com outras 20 famílias. Essa situação a levou a considerar, pela primeira vez em 30 anos, a possibilidade de deixar a Ilha do Pavão.

As mulheres dessa comunidade não apenas lutam para sobreviver, mas também para manter suas identidades e a esperança em meio ao caos. Elas são um exemplo de força e resiliência, enfrentando desafios enormes com coragem e determinação.

Fechar

Ilha do pavão

Dados da imagem Ilha do pavão

Local:
Brasil

Imagem de:

História:
COMUNIDADE DE MULHERES DE LUTA

Criação do Projeto social

Dados da imagem Criação do Projeto social

Local:
Brasil

Imagem de:

História:
COMUNIDADE DE MULHERES DE LUTA

Cristina uma das fundadoras

Dados da imagem Cristina uma das fundadoras

Local:
Brasil

Imagem de:

História:
COMUNIDADE DE MULHERES DE LUTA

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma mulher apoiando as outras
Vídeo Texto

Ana Lucia Pedro Fontes

Uma mulher apoiando as outras
Só vou ser músico!
Vídeo Texto

Maurício Galacci Pereira

Só vou ser músico!
A união faz a força
Vídeo Texto

Marciele Aparecida Procópio Delduque

A união faz a força
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.