Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 29 de junho de 2022

A união faz a força

Esta história contém:

A união faz a força

Vídeo

00:00:20

P/1 - Bom dia, Marciele. Tudo bem?

R - Bom dia, Genivaldo. Tudo ótimo, e você?

00:00:26

P/1 - Tudo ótimo! Vamos começar, então, com a pergunta mais básica. Eu queria que você me informasse o seu nome completo, o local e a data de nascimento.

R - Perfeito. Marciele Aparecida Procópio Delduque, sou da cidade de Mariana. Minha data de nascimento é 25/01/81.

00:00:52

P/1 - Te contaram como foi o dia do seu nascimento?

R - A minha mãe conta de forma muito breve. Nasci no meio de uma madrugada, mas de forma muito tranquila, um pouco esperada, até porque foi um parto de cesariana, que também já tinha cumprido o período correto da gestação, então foi um processo tranquilo, segundo ela. Veio nessa madrugada, e veio cheio de luz, é o que ela relata, mas ela não avança muito nessa conversa, não, até porque ela tem mais dois, então ela nunca quer trazer o floreamento só para um filho. Ela tem que [se] desdobrar sobre os outros dois também, que são bem ciumentos, mas diz ela que [foi] algo muito bem leve, desejado; uma noite muito boa, muito cheia de tranquilidade e luz.

00:01:53

P/1 - Que bom! E ela te disse porque ela escolheu o seu nome como Marciele?

R - Olha, eu já fiz essa pergunta, e ela sempre trouxe respostas diversas. Vocês acreditam? E você fazendo essa pergunta é até uma provocação também, porque nem eu fiz um estudo sobre isso até hoje na minha vida. Ela já repetiu sobre o porquê do nome, foi porque ela ouviu de alguma amiga, isso dentro de algumas poucas reflexões, mas hora ou outra ela vem com outras histórias. A que me marca é que ela veio com a história de que viu uma amiga comentar sobre o livro… Na época, a minha mãe lia muito esses livros de romance, coisas assim, na época dos anos 70, segundo ela. Inclusive lá na casa da minha mãe tem diversos desses livros de romance cheio de histórias, enfim, que fazia na época as mulheres viajarem no universo que elas desejavam, mas não...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma mulher apoiando as outras
Vídeo Texto

Ana Lucia Pedro Fontes

Uma mulher apoiando as outras
Nascimento e renascimento
Texto

Vania Daura de Morais Rosa

Nascimento e renascimento
Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
Adolescentes podem mudar o mundo
Vídeo Texto

Ieda Marilia Dias de Pádua

Adolescentes podem mudar o mundo

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.