As dificuldades nas relações familiares na infância, por conta de sua sexualidade. A morte da mãe, na adolescência. A homofobia no mercado de trabalho. O trabalho como cabeleireira e professora em projetos sociais da prefeitura do Rio. O sonho realizado de trabalhar com moda. A criação da Capacitrans.

imagens (21)

Família Martínez Bermudez

data (ou período): Década 1960 Imagem de:

Avó Juanita

data (ou período): Ano 2009 Imagem de:

Sessão de fotos

data (ou período): Ano 2010 Imagem de:

Infância no Japão

Camping da escola

Irmãs

data (ou período): Ano 1990 Imagem de:

Irmãs de pijama

data (ou período): Ano 1990 Imagem de:

Família na praia

Mãe no laboratório

O pai em trabalho de campo

data (ou período): Ano 2000 Imagem de:

Roupas típicas

data (ou período): Ano 1994 Imagem de:

Família na graduação

data (ou período): Ano 2010 Imagem de:

Retrato para o Mestrado

Colegas de pós-graduação

Protestos no Chile

Final de ano no Brasil

Páscoa da equipe

São João da equipe

Benchmarking sobre Diversidade e Inclusão

Família Martínez Bermudez

Família de Xiomara por parte de pai. Sua avó teve 16 filhos. Seu pai é o menino menor, à esquerda. Sua avó estava grávida na foto. Estão ao centro da foto Juana Mercedes Bermúdez Moreyra (Juanita) e Virgílio Samuel Martínez Figueroa. Estão cercados dos filhos e de uma irmã de sua mãe, Gladys (à esquerda), que ajudou a cuidar dos filhos da irmã. Ela teve a primeira filha com 15 anos.

período: Década 1960

Avó Juanita

Xiomara com sua avó, Juanita, na época que Xiomara estava se formando e foi avisar a família para comemorar. A avó tinha tido um AVC e não podia mais se locomover.

período: Ano 2009

Sessão de fotos

Foto que Xiomara tirou para a formatura. Um amigo estava se formando como fotógrafo e lhe deu de presente a sessão de fotos.

período: Ano 2010

Infância no Japão

Xiomara com cerca de 4 anos, na casa de sua vizinha, em Niigata, no Japão. Seus pais passavam muito tempo fora, por isso passavam tempo com vizinhos. Elas brincavam com os filhos do casal vizinho.

Camping da escola

Xiomara (de vermelho) aos 4 anos, com colegas de classe, em camping feito pela escola em Niigata. Havia várias excursões e muitas atividades na escola. A escola era pública e ela ficava lá das 7 às 17. Cada ano tinha um crachá de cor diferente.

Irmãs

Xiomara, à esquerda, com cerca de 3 anos, e sua irmã, Ilser. Sua mãe as vestia do mesmo jeito, todo mundo pensava que eram gêmeas.

período: Ano 1990

Irmãs de pijama

Descrição: Xiomara e sua irmã Ilser, vestindo pijamas iguais.

período: Ano 1990

Família na praia

Xiomara, sua irmã Ilser e seu pai na praia. Eles moravam perto da praia. Seu pai tinha 35 anos.

Mãe no laboratório

A mãe de Xiomara em um laboratório no Japão. O professor dela, à direita, era monitor do laboratório. Eles monitoravam riscos de tsunamis. Atrás estão colegas de mestrado de sua mãe. Ela não terminou o mestrado porque engravidou, mas lhe deram o título de pós-graduação.

O pai em trabalho de campo

O pai de Xiomara em trabalho de campo. Ele realiza estudos geológicos quando vão fazer alguma estrada ou construção.

período: Ano 2000

Roupas típicas

Xiomara (ao centro) vestido de dança típica da Nicarágua. Sua mãe que costurou a roupa. Comemoração de 15/09 - Dia da Independência da Nicarágua, na escola que estudava.

período: Ano 1994

Família na graduação

Xiomara com seus pais e sua irmã mais velha, durante sua cerimônia de graduação.

período: Ano 2010

Retrato para o Mestrado

Xiomara em foto oficial para o Mestrado. Ela colocou no Linkedin como foto de perfil. Ela comenta que a culminação de estudos dura 1 ano. Posteriormente, você prepara sua tese e não precisa ir todo dia para a universidade. Os encontros são uma vez por semana e podem ser virtuais. Os estrangeiros, em geral, voltam para seus países durante essa fase.

Colegas de pós-graduação

Xiomara e colegas de pós-graduação. Só havia dois chilenos na turma, porque a modalidade do curso era de período integral.

Protestos no Chile

Cartaz contra o ex-presidente Sebastián Piñera durante protestos que ocorreram no Chile, em outubro de 2019. Ela ficou espantada com o número de pessoas na rua.

Final de ano no Brasil

Descrição: Xiomara com primos que vieram dos EUA, família da Nicarágua e família do Brasil. Sua mãe está à direita. À esquerda, tia Helen, irmã de seu pai, e seu marido baiano, Valdemiro Cerqueira, falecido no ano passado.

Carnaval

Xiomara, sua irmã e seu cunhado durante o carnaval de Salvador, um pouco antes do início da pandemia de Covid-19. Seu voo estava marcado para o início de março e ela não pode voltar para a Nicarágua.

Carnaval

Xiomara com colegas de sua irmã, que são médicos, durante o carnaval de Salvador, um pouco antes do início da pandemia de Covid-19. Seu voo estava marcado para o início de março e ela não pode voltar para a Nicarágua.

Páscoa da equipe

Páscoa da equipe de Desenvolvimento Humano do INEC - Instituto Nordeste Cidadania. Eles fizeram um café da manhã a manhã inteira. Foi uma união da equipe.

São João da equipe

São João da equipe de Desenvolvimento Humano do INEC - Instituto Nordeste Cidadania. Ela não conhecia as festividades, então foi sua primeira vez em um São João.

Benchmarking sobre Diversidade e Inclusão

Benchmarking sobre Diversidade e Inclusão com a Votorantim para conhecer as boas práticas. Com a gerente de comunicação, de RH. O comitê é formado por funcionários de diversas áreas do INEC - Instituto Nordeste Cidadania.

Palavras-chave:

TecBan - Histórias Diversas Entrevista de Xiomara Martínez Noguera Entrevistada por Genivaldo Cavalcanti Filho São Paulo/Fortaleza, 23 de julho de 2022 Entrevista nº PCSH_HV1249 Realização: Museu da Pessoa Revisada por Genivaldo Cavalcanti Filho (0:20) - P/1 - Bom dia, Xiomara. Tudo bem? R -...Continuar leitura

Título: Capacitando quem mais precisa

Data: 20/07/2022