Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Escola Pantaleão Thomaz, 24 de novembro de 2018

Bolinhas de Lama

Esta história contém:

Bolinhas de Lama

Vídeo

O senhor Valdir nasceu em São Pedro, interior do município de Sertão, que na época era distrito de Passo Fundo. Na infância trabalhou muito, pois ajudava sua mãe a plantar, ela abria as covas e ele largava as sementes. No período da escola, era muito difícil, porque era longe demais, sendo que tinha de ir a pé, ao invés de levar seus materiais em uma mochila, ele levava na mão. Esta escola era de madeira, mas nesta época não tinha lanche, por isso sempre levava alguma coisa de casa para comer, como batata-doce e pão com mel. Após sua mãe assar os pães, ele fazia bolinhas de lama e colocava secar no forno de barro, que usava no bodoque quando caçava passarinhos, para assar e comer com seus amigos. Também era jogador de futebol, quando participavam dos jogos tinham que ir na caçamba de um caminhão, pois não havia outro transporte. Na sua adolescência ele trabalhava na roça, certo dia sua mãe ouviu na rádio que ele estava sendo convocado para o serviço militar. Sendo que naquela época ocorreu à intervenção militar (ditadura - 1964), neste período havia o toque de recolher que era às 21 horas, após este horário ninguém poderia permanecer nas ruas, pois sofria repreensão. Seu Valdir é casado há 50 anos, no dia de seu casamento, seu irmão também se casou. Teve cinco filhos, três mulheres e dois homens, sendo um deles falecido. Hoje em dia é aposentado da agricultura, e vive ainda em Coxilha.

Fechar

Valdir Provensi

Dados da imagem Valdir Provensi

Imagem de:
Valdir Antonio Provensi

História:
Bolinhas de Lama

Tipo:
Fotografia

Senhor Valdir

Dados da imagem Senhor Valdir

Imagem de:
Valdir Antonio Provensi

História:
Bolinhas de Lama

Tipo:
Fotografia

Momento da entrevista

Dados da imagem Momento da entrevista

Imagem de:
Valdir Antonio Provensi

História:
Bolinhas de Lama

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vídeo Texto
De futebol e política
Vídeo Texto

Angelo Vilchez Ramos

De futebol e política
“Vocês vão ter que me engolir!”
Vídeo Texto

Mario Jorge Lobo Zagallo

“Vocês vão ter que me engolir!”
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.