Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Hoje, ao folhear um livro na livraria da Academia Maranhense de Letras, vi uma foto que me lembrou uma viagem que fiz em um barco, quando tinha uns 5 anos de idade. A foto mostra várias redes armadas em um desses barcos de madeira que levam vários dias para chegar ao seu destino. Na época eu viajava para rever meus avós no povoado Barra do Carú, onde nasci. Aquela viagem ficou registrada em minha memória.

Talvez tenha sido o resgate de uma viagem de barco a motor por vários dias abaixo no Rio Pindaré, além dos enjôos, que me fazem lembrar ainda hoje desta viagem.

Éramos eu, mamãe e meus dois irmão mais velhos: Ricarte e Rogener. Lembro da paisagem e da comida feita no barco, e lembro também das redes onde dormimos durante a viagem. Na verdade, para mim foi um grande sufoco

Mas lembro também da nossa chegada ao povoado. A casa de taipa onde meus avós (Raimunda e Manoca) moravam, o forno de farinha, as mangueiras e o "brejo" de águas cristalinas e da areia branca no fundo. Tudo isso com certeza compensou qualquer desgaste causado pela viagem.

Fechar

João de Jesus e Renata

Dados da imagem personagem: Meu marido, João de Jesus, e nossa primogênita, Renata<br>historia: Esta foto foi no aniversário de um ano da Renata, na casa da minha irmã Rogener, pois nesse período estávamos morando em Imperatriz-MA. A festa foi decorada com tema de São João e ela estava vestida de dançarina da companhia barrica; decoração e roupa foram feitos pelo tio dela, meu irmão, Rivânio.<br>

Período:
Ano 2001

Local:
Brasil / Maranhão / São Luis

Imagem de:
Rogenir Almeida Santos Costa

História:
Barco a motor

Tipo:
Fotografia

personagem: Meu marido, João de Jesus, e nossa primogênita, Renata
historia: Esta foto foi no aniversário de um ano da Renata, na casa da minha irmã Rogener, pois nesse período estávamos morando em Imperatriz-MA. A festa foi decorada com tema de São João e ela estava vestida de dançarina da companhia barrica; decoração e roupa foram feitos pelo tio dela, meu irmão, Rivânio.

Rogenir e Renata

Dados da imagem personagem: Rogenir (eu) e Renata<br>historia: Nesta foto sou eu com minha filha mais velha, a Renata. Uma menina linda e inteligente.<br>

Período:
Ano 2003

Local:
Brasil / Maranhão / Imperatriz

Imagem de:
Rogenir Almeida Santos Costa

História:
Barco a motor

Tipo:
Fotografia

personagem: Rogenir (eu) e Renata
historia: Nesta foto sou eu com minha filha mais velha, a Renata. Uma menina linda e inteligente.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O fenômeno das terras caídas
Vídeo Texto

Maria de Lourdes Pimentel Sampaio

O fenômeno das terras caídas
Por muitos mares
Vídeo Texto

Amyr Khan Klink

Por muitos mares
O sal da pesca
Vídeo Texto

Jorge Luís Silva de Oliveira

O sal da pesca
As primeiras locomotivas elétricas
Vídeo Texto

Reinaldo de Miranda e Silva

As primeiras locomotivas elétricas

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.