Irene nasceu na cidade de São Paulo, em 1956, mas logo se mudou, com a família, para Diadema. Lá, o pai conseguiu, com a ajuda de um mutirão feito pelos irmãos, erguer uma casa que mais parecia uma chácara: no meio do mato, tinha água de poço e muitas árvores frutíferas no quintal. No caminho de terra até a escola, que tinha de ser feito a pé, Irene ia recolhendo flores e fazendo ramalhetes para dar de presente às professoras. Mas que ninguém se engane por essa aparente meiguice. Endiabrada, ela costumava se meter em confusões que seguiram pela adolescência e lhe renderam surras doloridas e inesquecíveis. Em uma das vezes, apanhou do pai depois que ele a flagrou por aí com a saia toda enrolada para ficar bem curtinha, à moda dos anos 1970. Irene casou-se cedo, aos 18 anos, com um descendente de japoneses, e, desde então, passou um bom tempo em dedicação quase integral à família. Só depois de ver suas duas filhas já crescidas é que ela resolveu se voltar a si mesma, mais uma vez: alegre e muito ativa, passou a se dividir entre inúmeras atividades, cursos de dança, aulas de pintura e tamborim. “Agora, quero Carnaval!”, diz.

Eu nasci em 11 de agosto de 1956, em São Paulo, no bairro do Ipiranga. E eu nasci Irene de Lourdes Tezolin e, depois dos 18 anos, eu me tornei Irene de Lourdes Yasuoka. Meu pai é descendente de italianos e minha mãe, o pai dela era espanhol e a mãe dela era cafuza. Eles se conheceram em um baile...Continuar leitura

Projeto Conte Sua História Depoimento de Irene de Lourdes Yasuoka Entrevistada por Sonia London e Nori Navarro O. Marchini São Paulo, 23/05/2018 Realização: Museu da Pessoa PCSH_HV679_Irene de Lourdes Yasuoka Transcrito por Márcia Rocha de Almeida Revisado e editado por Viviane Aguiar P/1 ...Continuar leitura

Título: Bailinhos, beijos escondidos e minissaia enrolada

Local de produção: Brasil / São Paulo