Página Inicial | Pessoa
Irene de Lourdes Yasuoka
- data ou período de nascimento: 11/08/1956
- gênero: Feminino
- cor / raça: Branca
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / São Paulo
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / São Paulo
- grau de escolaridade: Nível Técnico
- religião: Espiritualismo
- profissão: Artista
sobre
Nascida no bairro do Ipiranga, em São Paulo, Irene de Lourdes Tezolin se mudou, ainda pequena, para Diadema. Lá, passou a infância entre as brincadeiras de roda e as travessuras que lhe rendiam muitas palmadas da mãe. Ao ficar um pouquinho mais velha, as repreensões passaram a vir do pai, que nem imaginava que ela, ao sair para recolher roupa no quintal, ia, na verdade, dar uns beijinhos no namorado. Irene começou a trabalhar aos 14 anos e logo se casou, aos 18, com um descendente de japoneses que lhe deu o novo sobrenome oriental. Desde então, levou uma vida dedicada quase por completo à casa e às duas filhas. Somente quando percebeu que ambas já estavam crescidas é que resolveu fazer o que bem queria. Hoje, ela dança, pratica tai chi chuan, faz aula de cinema e toca tamborim num cordão de Carnaval.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
Bailinhos, beijos escondidos e minissaia enrolada
Personagem: Irene de Lourdes YasuokaAutor: Museu da Pessoa
.jpg)
A natureza, faço parte dela
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Irene de Lourdes Yasuoka

Meu ninho
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Irene de Lourdes Yasuoka

Infância
Nascida "pobrezinha" e batizada Irene de Lourdes Tezolin, avalia que sempre esteve pronta para "enfrentar o mundão"!

Balança com os amigos
Irene diz que embora tivesse uma infância pobre, o quintal com a balança oferecia muita felicidade. Construído pelo pai, ela se divertia com os irmãos e vizinhos.

Do galho, a árvore
Na escola, Irene encontrou um galho de amoreira caído no chão. Resgatou o galho, plantou no chão e vingou: na foto, está em cima da árvore que cresceu do pequeno galho caído. Da esquerda para a direita: prima Lilian, irmã Inides e Irene

Sonho com o futuro
Para Irene, estudar sempre foi um sonho. “Quando você estuda, sonha com um futuro melhor.”

De mal a pior
"Saindo das mãos de um tirano e indo pra outro: saí das mãos dos meus pais e fui pro meu marido", recorda-se. Irene está abraçada com o pai, ao lado do marido.

Família completa
A família de Irene: o marido e as duas filhas, Melina Marie e Melissa Mary

Cunhadas
Irene segurando a Melina, a cunhada Tereza e a filha de Irene segurando o coco. Estavam em viagem para o Rio de Janeiro participar de um casamento. "Fez muito frio! As pessoas olhavam para nós e falavam: vocês são de São Paulo, né? Quando no viam com as roupas!", lembra-se.

A continuação da Irene
Irene orgulha-se da neta, Nina, que, na foto, está na cerimônia do chá.

Dança
Irene na festa junina, dançando carimbó.
.jpg)
A natureza, faço parte dela
Irene frequenta todos os museus do Ibirapuera, inclusive fazendo todos os cursos. Na foto, está saindo do curso de cinema do MAM. "Essa árvore é muito linda, estou ao lado do lago. Amo natureza!", comenta.

Meu ninho
Aprendi a amar a minha mãe, Olivia. Faço tudo por ela e ela faz tudo por mim. Fui a filha que mais apanhou!", recorda-se

Sonho com o futuro
Para Irene, estudar sempre foi um sonho. "Quando você estuda, sonha com um futuro melhor." Na foto, está recebendo o diploma do ginásio.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.