Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 5 de novembro de 2008

Américo Brazílio Silvado Vieira

Esta história contém:

Américo Brazílio Silvado Vieira

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Américo Brazílio Silvado Vieira. Minha data de nascimento é 23 de outubro de 1937. Faço anos na data do Pelé, mas dizem que ele é um pouco mais moço, eu não acredito porque acho que ele era “gato”. (risos) Remoçaram-no para que pegasse logo a categoria mais profissional, a categoria júnior. Meu local de nascimento é Recife, Pernambuco. Meus pais estavam morando lá, embora sejam daqui, eu nasci lá. Nós voltamos durante a campanha submarina. O navio que me trouxe – eu tinha cinco anos em 1942 – foi torpedeado na viagem de volta. Se eu não me engano foi o Baependi, não tenho certeza, ele foi torpedeado na viagem do Rio de Janeiro para Recife. Meu pai contava que o navio ficava todo iluminado à noite. O Brasil era uma nação neutra e ele ficava sempre com receio que o navio fosse torpedeado porque já tinha começado a campanha. De fato o navio foi torpedeado, mas felizmente para nós, (risos) na viagem de volta para Recife. Depois o navio iria até os Estados Unidos. FORMAÇÃO PPROFISSIONAL Sou Engenheiro Civil, especializado em estrutura. Na Petrobras, fiz o curso de refinação e sai como técnico de Refino, que passou a ser engenheiro de Refinação e, depois, engenheiro de Processamento. Formei-me pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, que passou a ser a UFRJ [Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Ela ficava no Largo de São Francisco; era sucessora da antiga Escola Politécnica, onde meu tio Jorge tinha estudado. INGRESSO NA PETROBRAS Nesse meio tempo, eu trabalhei dez meses na Light e sempre tive o sonho de trabalhar na Petrobras. Para o meu azar ou sorte, a Ligth programou um serviço para domingo em que ia haver o concurso pra Petrobras. Eu faltei ao serviço da Light, fiz a prova da Petrobras, consegui passar e fui fazer o curso na Praia Vermelha. Era uma situação meio complicada porque eu morava na Tijuca com as minhas tias e ia...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Joaquim Dib Cohen
Vídeo Texto

Joaquim Dib Cohen

Joaquim Dib Cohen
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.