Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Vanda Alves de Souza
Por: Museu da Pessoa, 17 de junho de 2022

A verdadeira riqueza está na mata

Esta história contém:

A verdadeira riqueza está na mata

Vídeo

00:00:20

P/1 - Oi Vanda, tudo bem com você?

R - Oi Grazi, tudo bem.

00:00:25

P/1 - Que bom. Para começar, você poderia falar o seu nome completo, a sua data e local de nascimento?

R - É Vanda Alves de Souza, eu nasci em 20 de julho de 1961, na cidade de Mogi das Cruzes (SP).

00:00:46

P/1 - Seus familiares te contam como foi o dia do seu nascimento?

R - Bom, eu nunca tive essa curiosidade, mas, assim, eu sei que eu sou a quinta filha de nove irmãos. A quinta não, a quarta, de sete irmãos. Dois faleceram. Eu sou a do meio. E, na época, a maioria dos meus irmãos, com exceção do caçula, nascemos todos em casa, com a parteira que vinha atender as mulheres da região. Não tive muita curiosidade, o que eu sei é isso.

00:01:30

P/1 - Qual é o nome da sua mãe? Você pode falar um pouco da família dela?

R - O nome da minha mãe é Lidia Souza Lima, ela é da família de antigos moradores do bairro de Jundiapeba, que é no município de Mogi das Cruzes, e o meu avô é descendente de portugueses. A minha mãe tem toda a história de vida dela dentro dessa região, já o pai dela que veio de outra cultura.

00:02:10

P/1 - E seu pai, a família dele?

R - O meu pai é mineiro, veio de Minas para São Paulo com três anos de idade. Quase abandonou as características de mineiro; então, ele assumiu o lugar, a região que o acolheu. Como ele chegou muito pequeno, ele não tem esses traços. Minha avó é de Minas, já tem mais [características], assim, de outro lugar, mas menos o meu pai, ele parece mais paulista do que mineiro.

00:02:48

P/1 - E qual é o nome dele?

R - José Alves de Souza.

00:02:54

P/1 - Você sabe como é que os seus pais se conheceram?

R - Eu acho que eles se conheceram… Assim, o que eles me contavam é que o meu pai passou um dia em frente à janela da minha avó, na segunda vez já chamaram para entrar, e: “O que você está querendo?", daí já começou o pedido de permissão para namorá-la. Mais detalhes...

Continuar leitura
Fechar

Irmãs no Natural da Mata

Dados da imagem Vanda e sua irmã tomando um café durante evento que a irmã fez com as amigas dela. Era aniversário da amiga.
Foi no Parque das Neblinas, quando Vanda ainda trabalhava com a parte de alimentação do parque. A irmã pagou pelo evento. As amigas gostaram tanto que completaram o pagamento.
Vanda, nesse dia, estava só a passeio, sua filha que estava na cozinha.

Período:
Ano 2021

Local:
Brasil / São Paulo / Mogi Das Cruzes

Imagem de:
Vanda Alves de Souza

História:
A verdadeira riqueza está na mata

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
café, mulheres, bordado, pássaro, sorriso, natural da mata

Vanda e sua irmã tomando um café durante evento que a irmã fez com as amigas dela. Era aniversário da amiga. Foi no Parque das Neblinas, quando Vanda ainda trabalhava com a parte de alimentação do parque. A irmã pagou pelo evento. As amigas gostaram tanto que completaram o pagamento. Vanda, nesse dia, estava só a passeio, sua filha que estava na cozinha.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Tradição à beira-mar
Vídeo Texto

Manuel Gil Gonzalez

Tradição à beira-mar
Aqui ninguém cozinha igual a mim
Vídeo Texto

Palmira de Souza Leal

Aqui ninguém cozinha igual a mim
A Toca do Esquilo e o amor à culinária
Vídeo Texto
O “chef” das causas sociais
Vídeo Texto

Edson Camilo Leite

O “chef” das causas sociais
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.