A infância em uma família de ascendência italiana em Santos. A paixão pelo teatro na adolescência e juventude. A transição do mundo corporativo para a psicanálise. O preconceito religioso e a abertura de uma casa de Umbanda. Os projetos sociais realizados pela casa.

imagens (15)

Encontro na casa da madrinha

data (ou período): Ano 2016 Imagem de:Luís Guilherme Campos Santos

Primeiro pedaço de bolo

Dia da consagração espiritual

data (ou período): Ano 2017 Imagem de:Luís Guilherme Campos Santos

Momento da consagração espiritual

data (ou período): Ano 2017 Imagem de:Luís Guilherme Campos Santos

Tradição de São Cosme e Damião

data (ou período): 26/09/2021 Imagem de:Luís Guilherme Campos Santos

Natal 2012

data (ou período): Ano 2012 Imagem de:Luís Guilherme Campos Santos

Cestas básicas

Irmãs e primos nos anos 70

data (ou período): Ano 1979 Imagem de:Luís Guilherme Campos Santos

Montando os cachorros quentes

Crianças com cachorro quente

Encontro na casa da madrinha

Luís Guilherme durante encontro na casa da madrinha Nair com Alexandre, Babalaô, Cris e Rose - que o inscreveu no sacerdócio sem avisá-lo.

período: Ano 2016

Semana da Umbanda

Luís Guilherme reverenciando o pai Aguide, ao lado o pai Élcio de Oxalá. Foto tirada durante evento na Semana da Umbanda, no Parque da Mooca. Retomarão esse ano.

Com Jaawathy Pataxó

Luís Guilherme com Jaawathy Pataxó, que fez o seu cocar de caboclo. O cocar é idêntico a uma pintura de Luís, que foi feita antes.

Primeiro pedaço de bolo

O primeiro pedaço de bolo é ofertado para os espíritos das crianças, como um gesto simbólico. Todo aniversário tem bolo no terreiro e eles só dão para a comunidade o que eles consumiriam. Festa das crianças para a comunidade. Eles fazem festa na Páscoa, Dia das Crianças e Natal; Esse ano vão fechar a rua. São padrinhos de um bloco da comunidade que vai tocar e ainda entregam o que sobrou de comida para os moradores de rua.

Dia da consagração espiritual

Luís Guilherme no dia de sua consagração espiritual, com sua madrinha Nair. Foi realizada na Federação Umbandista do Grande ABC, casa do Pai Benedito.

período: Ano 2017

Momento da consagração espiritual

Luís Guilherme no momento da sua consagração espiritual, usando a coroa de Babalaô, com o Pai Ronaldo Linhares incorporando o Pai Benedito. Foi realizada na Federação Umbandista do Grande ABC, casa do Pai Benedito.

período: Ano 2017

Tradição de São Cosme e Damião

Matéria de jornal intitulada “Terreiros mantêm viva tradição de Cosme e Damião em SP”, que foi publicada no dia 26 de setembro de 2021 no Jornal Agora. A matéria fala sobre a tradição das festas de São Cosme e Damião, que são mantidas pelos terreiros, mesmo sendo uma tradição de origem católica.

período: 26/09/2021
tipo: Documento

Acompanhantes na consagração espiritual

Luís Guilherme com sua mãe e Bernardo, seu sobrinho. Eles acompanharam o processo todo, por isso ele os escolheu para o acompanharem nesse dia tão especial. Ele só podia levar duas pessoas.

tipo: Fotografia

Sacão de doces para as crianças

Luís Guilherme com um sacão de doces, destinado a distribuir para as crianças, no congá do terreiro. Esse ano foram feitos 1000 sacos de doces e 1000 cachorros quentes.

Irmãs

Luís Guilherme com suas irmãs em sua casa. Da esquerda para a direita: Laís (fundo), Lígia, Lívia e Luís.

Natal 2012

Família reunida no Natal de 2012. Na foto: no centro, os pais; de gorro, Artur, filho do cunhado, que está ao lado do Luís; Lígia (abaixo do pé); Laís (abaixo da Lígia); Duda (sobrinha); Lívia (amarelo); avó Fadinha (de verde), Bernardo (sobrinho abaixo de Luís).

período: Ano 2012

Cestas básicas

Consagração das cestas básicas antes da entrega. É uma forma de agradecimento às pessoas que doaram. Pedem prosperidade para as pessoas que doaram e que vão receber. Eles têm fila para atendimento das cestas. Nos últimos 3 meses, a casa tem aumentado o atendimento espiritual, mais gente tem frequentado cursos para ajudar a manter a casa.

Irmãs e primos nos anos 70

Luís Guilherme com suas irmãs e primos. Ele estava de chapéu, do lado direito. Era seu aniversário de 2 anos. Na foto: prima Claudia (blusa listrada); ao lado dela, Lygia, irmã, de preto; uma prima dos primos; prima Paula, Serginho, Márcio e no colo, a irmã Laís.

período: Ano 1979

Montando os cachorros quentes

Montando os cachorros quentes. Os grupos se dividem entre decoração, cozinha etc. Durante a primeira campanha de Páscoa, em 2021.

Crianças com cachorro quente

Crianças comendo cachorro quente na porta da casa de umbanda.

Palavras-chave:

Tecban - Histórias Diversas Entrevista de Luís Guilherme Campos Santos Entrevistado por Genivaldo Cavalcanti Filho São Paulo, 06 de julho de 2022 Entrevista nº PCSH_HV1246 Realização: Museu da Pessoa Transcrita por Mônica Alves Revisada por Genivaldo Cavalcanti Filho (00:20) P/1 - Boa tar...Continuar leitura

Título: A Umbanda como missão de vida

Data: 06/07/2022

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Luís Guilherme Campos Santos Entrevistador: Genivaldo Alves Cavalcanti Filho Autor: Museu da Pessoa