José Lins começa sua entrevista nos contando a respeito de sua origem baresa, a viagem de seus pais para o Brasil e os inícios do comércio na Zona Cerealista. Aqui, conta como os trens foram fundamentais para formar um complexo de abastecimento alimentício no Brás. Em seguida, fala sobre sua infância no bairro, quando brincava de bola na rua, andava no Parque Dom Pedro II, no Parque Shangai, entre outros lugares. Adiante, fala da relação entre Rua Paula Souza, Rua Santa Rosa e Mercado Municipal. A seguir, ouvimos sobre seus inícios no comércio importador e seu crescimento como atacadista, até chegar nos dias de hoje.

Você imagina que do lado da Santa Rosa, onde hoje é a rua Américo Brasiliense, era o depósito de carvão coque da companhia inglesa, que descarregava o coque que vinha de Santos e do Largo do Pari até a Companhia de Gás na rua do Gasômetro, por isso que chama gasômetro, tinha um trenzinho qu...Continuar leitura

P/1 – Só pra registrar, fala pra mim o seu nome completo, local de nascimento e a data. R – José Lins Guglielmi. Nasci em Lins, em 18 de outubro de 36, mas fui registrado em São Paulo, dia 19 de dezembro de 36, então, legalmente eu sou do dia 19 de dezembro de 36, nascido em São Paulo, só...Continuar leitura

Título: A prosperidade vem de trem

Local de produção: São Paulo